Voltar

Projeto Capoeira com a UFPE mostra riqueza cultural da capoeira ao público

Atividade do projeto com participação do coordenador Henrique Kohl (centro).

Atividade do projeto com participação do coordenador Henrique Kohl (centro).

 

Criada no Brasil via (res)significações predominantes de matriz afrodescendente, a capoeira se destaca por seguir sendo uma prática social bastante plural. Como um ato ancestral de resistência contra a escravidão, escravizados desenvolveram uma prática que é cultura de luta em sua essência ancestral e, desde então, segue dialogando com outras possibilidades como jogo, ginástica, esporte, dança e outras legitimadas ou não por signatários(as) experientes. Além disso, desde sua criação ela têm se diversificado de acordo com diversas demandas sociais. Toda essa riqueza de detalhes e significados é abordada com muita dedicação pelo projeto “Capoeira com a UFPE: gingados transformadores ao ritmo de epistemologias críticas”.

 

Coordenado pelo professor Henrique Kohl “Tchê”, do Departamento de Ed. Física da UFPE, o projeto busca fazer os participantes enxergarem a prática não só como uma simples dança ou esporte, mas como fonte de educação e bem estar. Segundo Kohl, “a capoeira atende de maneira qualitativa diferentes demandas, potencializando a saúde no seu sentido mais amplo, não só na ausência da doença, mas considerando a dimensão social, dentre outras, para uma qualidade de vida extremamente bem vinda”. 

 

Desde sua fundação, em 2011, o Capoeira com a UFPE têm promovido atividades diversas. São realizadas aulas regulares com conteúdo teórico e prático e também aulas de intercâmbio com as disciplinas de capoeira dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, aumentando a troca de conhecimentos e vivências. Além dessas atividades, o projeto ainda promove ativamente a realização de seminários, apresentações, publicação de livros e outras iniciativas, além de participar das políticas públicas relacionadas ao tema.  

 

 

Alunos praticando movimentos com o colaborador Prof. Coquinho de Abreu e Lima

 Alunos praticando movimentos com o colaborador Prof. Coquinho de Abreu e Lima

 

O Capoeira com a UFPE tem como um de seus maiores princípios a troca horizontal de conhecimento, valorizando um contato igualitário entre diversas vertentes da capoeira e entre alunos, mestres de capoeira e a comunidade. Podem participar do projeto tanto o público público interno da UFPE quanto a comunidade externa. Alunos da UFPE de todos os cursos podem integrar as atividades como extensionistas, tendo contato com todo um universo de diferentes formas de ver e praticar a capoeira. 

 

O contato com estilos e rituais diversos da prática capoeirística se dá através da participação de várias referências da Capoeira de Pernambuco, que se destaca como um dos mais importantes polos da dança. Através do aprendizado com as diversas vertentes se dá valorização da história da capoeira em âmbito nacional e mundial, e também é possível abrir discussões sobre diversos temas. Segundo o coordenador, é possível falar sobre diversos temas socialmente relevantes a partir da capoeira, como identidade cultural, etnia, ancestralidade, saúde e educação. 

 

Para participar do projeto, alunos da UFPE e o público externo precisam apenas ir à uma aula regular do projeto e se inscrever. As aulas acontecem às terças e quintas, das 12 às 13h no Clube Universitário da UFPE, no Campus Recife. Já as aulas de intercâmbios com os cursos de Educação Física ocorrem nas quintas-feiras das 8h às 11h30 (Licenciatura) e das 13h30 às 16h30 (Bacharelado). Além da programação costumeira, está previsto para 2020 o V Seminário Questões Epistemológicas da Capoeira, articulado pelo projeto. 

 

No momento, as aulas encontram-se suspensas devido ao surto da COVID-19, e a data do evento ainda será redefinida pelo mesmo motivo. Entretanto é certo afirmar que o projeto retornará com a força de sempre. Afinal a capoeira nunca para, mas sempre se reinventa. 

 

Mais informações

Capoeira com a UFPE: gingados transformadores ao ritmo de epistemologias críticas

profhenriquekohl@hotmail.com

WhatsApp Prof. Henrique Kohl: (81) 99960.0938

Informações sobre conteúdo das aulas (calendário será alterado devido à COVID-19): bit.ly/capoeiracomaufpe

 

 

Data da última modificação: 28/03/2020, 13:31