PROIDOSO: incentivo à educação continuada para a terceira idade

Neste mês de outubro, no dia 1°, é celebrado o Dia Nacional da Pessoa Idosa, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de trazer reflexões a respeito dos direitos dos idosos e criar espaços de debate sobre a importância de preservar o respeito e a dignidade dessas pessoas. Pensando na importância dessa causa, o Programa do Idoso (PROIDOSO) da UFPE, projeto deste mês, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC), sob a coordenação da Profª Ana Paula de Oliveira Marques, traz como proposta a inclusão e transformação social dos idosos por meio do espaço da Universidade.

O PROIDOSO, que tem por subprogramas a Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI) e o Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), objetiva o desenvolvimento de atividades criadas por facilitadores, externos ou público interno da UFPE, destinado ao público idoso (60 anos ou mais). Para a realização dessas atividades, o programa conta com a participação de docentes, técnicos, voluntários externos à Instituição e alunos de pós-graduação e graduação de diversas áreas e cursos, todos juntos com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos idosos atendidos.

A UnATI, coordenada pela professora Ana Paula de Oliveira Marques é uma ação extensionista que objetiva promover e incentivar a educação continuada que proporcionem melhoria na qualidade de vida do público da terceira idade. O programa é regulamentado de acordo com Portaria normativa nº 01 de 17 de janeiro de 2002 (BO. UFPE). A UnATI oferta vários cursos para a terceira idade durante toda a semana, desde aulas de línguas até aulas de pintura e bordado, nos turnos da manhã e tarde. Os cursos são ministrados por facilitadores e, inclusive, por ex-participantes do programa.

O NAI, por sua vez, é uma unidade ambulatorial que possui uma equipe multidisciplinar e propõe o atendimento individual e em grupo de pessoas idosas, visando a melhoria das condições de saúde do referido grupo. Para isso, o subprograma, coordenado pela professora Márcia Carréra Campos Leal, oferece atendimentos nas áreas de Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Enfermagem.  O objetivo do projeto é a recuperação da saúde e melhoria de vida não só do idoso como também de sua família, fornecendo orientação à família e aos cuidadores. Além disso, o NAI proporciona aos estudantes um espaço para praticar o conhecimento adquirido em seus cursos, promovendo, então, um trabalho multidisciplinar e interdisciplinar.

O programa e seus subprogramas viabilizam como destaca a professora Ana Paula o tripé ensino, pesquisa e extensão na Universidade, com ações voltadas para os próprios estudantes e para a comunidade. Os idosos participam de novas atividades voltadas para a saúde e cultura, enquanto os estudantes podem praticar e estudar mais sobre o envelhecimento. Fortalecendo, assim, o diálogo entre a Instituição com a comunidade, articulando saberes através dos cursos de extensão.

Para participar das atividades promovidas pelo programa, é necessária uma inscrição prévia. Segundo a equipe da UnATI, as matrículas para 2020.1 têm a previsão de serem realizadas em meados de fevereiro, podendo ocorrer algumas mudanças no calendário.

NAI - Fone: 2126-7366
Email: idosonucleo@gmail.com