Voltar

Proexc fortalece combate ao novo coronavírus através de diversos projetos

 

No Brasil, o surto da COVID-19 gera dificuldades a todos os grupos sociais, em especial aos mais vulneráveis. Tais desafios, além de alcançarem grandes parcelas da população, afetam desde a área da saúde até a situação econômica da população. 

 

Diante desse quadro, o papel das instituições de ensino superior públicas do país torna-se fundamental. A UFPE, assim como outras IES do país, aplica o conhecimento produzido no meio acadêmico em ações de combate à pandemia. Professores, técnicos e alunos da instituição têm unido forças na criação de iniciativas e a Proexc é parte significativa desse esforço.

 

Atualmente, a Proexc fomenta 15 projetos de extensão propostos por docentes da UFPE que envolvem, de alguma forma, o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Também são apoiados 3 projetos sem envolvimento financeiro. As iniciativas buscam, cada uma à sua maneira, combater os efeitos nocivos da COVID-19 na sociedade. Confira os projetos de acordo com suas áreas de atuação:

 

Atenção médica a distância

 

Uma das áreas mais importantes neste momento de crise de saúde pública é a atenção médica à população, que está sendo contemplada pela extensão da UFPE. O projeto Apoio ao telemonitoramento clínico para enfrentamento a síndromes gripais e COVID-19 proporciona à população um canal de comunicação a distância com profissionais de saúde. Através das plataformas do projeto disponíveis na web, as pessoas podem obter orientações a distância sobre a pandemia, o distanciamento social e questões relacionadas a outras síndromes gripais.

 

O serviço atua em paralelo com as instituições hospitalares no atendimento a pessoas com suspeita de COVID-19 e de outras síndromes gripais, encaminhando casos mais graves para instituições hospitalares. Além do projeto já citado, ações de telessaúde também estão sendo implantadas de forma localizada, através do projeto Ações de enfrentamento e cuidado ao paciente com COVID-19 no Agreste de Pernambuco, apoiado pela Proexc. 

 

Apoio técnico à área de saúde

 

O apoio técnico à área de saúde também está sendo realizado. O projeto Jaleco Solidário capta recursos e utiliza mão de obra voluntária para confecção de jalecos impermeáveis a serem usados por profissionais de saúde do Recife. O processo de planejamento e produção também inclui alunos da UFPE. 

 

O projeto AvivAR, por sua vez, oferece serviços de apoio à manutenção de sistemas de ventilação mecânica, em parceria com o SENAI-PE e com a participação direta dos alunos do curso de Engenharia Biomédica. Já a iniciativa Fabricação Digital no combate ao COVID-19, apoiada pela Proexc, tem como foco a produção de escudos faciais, que serão distribuídos aos hospitais de Pernambuco.

 

Promoção da qualidade de vida na quarentena

 

Indo além dos hospitais e da área de saúde, também são fomentados projetos de extensão que promovem a qualidade de vida dos cidadãos em distanciamento social. O site No Bairro Tem!, desenvolvido por integrantes do Depto. de Ciência da Informação, reúne um catálogo de estabelecimentos que oferecem serviços de entrega em domicílio. A plataforma facilita a procura da população por alimentos, remédios e serviços, estimulando também a manutenção do distanciamento social e a sobrevivência econômica de pequenos negócios durante a quarentena.

 

O projeto Competence App!, por sua vez, atua na promoção do bem-estar físico dos cidadãos em distanciamento social. Trata-se do desenvolvimento de um aplicativo para smartphones e web com rotinas de exercícios físicos diversos. Os exercícios poderão ser personalizados pelo usuário de acordo com sua aptidão física, suas preferências e as atividades já realizadas. O aplicativo visa estimular à prática de atividades físicas durante a quarentena, minimizando os efeitos negativos causados à saúde física e mental dos indivíduos. 

 

Atenção à população e orientação de profissionais de saúde

 

Em tempos de pandemia, é fundamental que tanto a população como os profissionais de saúde estejam bem orientados e coordenados com base nas melhores práticas. Pensando nisso, profissionais da UFPE criaram ações específicas. 

 

O projeto Orientações para profissionais de saúde auxilia no planejamento das equipes dos serviços de saúde quanto ao gerenciamento de casos de COVID-19 durante a transmissão comunitária do novo coronavírus. São feitas, ainda, orientações sobre medidas de prevenção do contágio de profissionais da saúde e sobre formas de higienização das unidades de saúde.

 

Já a iniciativa Enfrentamento ao COVID19: produzir saúde e defender a vida estimula a atuação de residentes da área de saúde da UFPE na área de prevenção à COVID-19, prestando atenção à população através de quatro eixos: “Comunicação e educação em saúde”, “Cuidado em saúde”, ”Apoio à organização comunitária e acesso a direitos” e “Acolhimento à população usuária e às equipes/Cuidado ao Cuidador”.

                 

 

Auxílio a pessoas em vulnerabilidade

 

O projeto Assistência estudantil e compromisso social em tempos de COVID-19 tem como objetivo dar visibilidade à situação das famílias de estudantes assistidos pela Universidade durante a quarentena. Serão distribuídos questionários on-line a serem respondidos pelos alunos assistidos, com o objetivo de reunir informações sobre  o agravamento da situação de vulnerabilidade social de suas famílias. 

 

O projeto prevê a realização de campanhas sobre a importância do investimento do governo federal na área da assistência estudantil e a arrecadação e distribuição de recursos para as famílias assistidas. 

 

Comunicação pública

 

A conscientização da sociedade sobre o novo coronavírus é fundamental para o combate à pandemia. Sabendo disso, a Rádio Paulo Freire está produzindo podcasts e minipodcasts sobre o tema. Os programas Saúde é o Tema e Coronavírus em Xeque são transmitidos pelas rádios universitárias e pelas redes sociais da UFPE, visando orientar a população com informação de qualidade e combater as fake news sobre o tema. 

 

A conscientização pública também é alvo do Virtus Web, subdivisão do Grupo de Pesquisa Virtus, também focada na produção de podcasts e minipodcasts. Tanto o formato mais longo (Podcast Virtus) quanto o mais curto (Momento Virtus) oferecem diferentes abordagens sobre temas como segurança pública, defesa social e a COVID-19. O  conteúdo é divulgado no site do Grupo Virtus (sites.ufpe.br/virtus/) e em plataformas de streaming, como Spotify e Deezer.

 

Fabricação de produtos para combate direto ao COVID-19

 

Também estão sendo realizadas ações de produção de álcool 70%, álcool em gel ou outros tipos de antissépticos, nos campi de Recife, Vitória e Caruaru. Os produtos serão distribuídos para hospitais de Pernambuco, profissionais de saúde e comunidades carentes, de acordo com as determinações e localização de cada iniciativa de produção. 

 

A Farmácia Escola Carlos Drummond de Andrade, do Departamento de Farmácia da UFPE, além de produzir os materiais citados, também prestará um serviço de assistência farmacêutica, orientando a população sobre o uso racional de produtos farmacêuticos direcionados ao combate da COVID-19.

 

O projeto Ações de Prevenção e Educação em Saúde atua na mesma área, mas de forma diferente. O projeto foca na produção de sabonete a partir de óleo de cozinha já utilizado, uma alternativa sustentável e mais barata do que o álcool em gel. O produto será empregado em oficinas de lavagem de mãos, a serem realizadas em locais que apresentem grupos vulneráveis. 

 

Editais abertos 

 

Com uma pandemia global que atingiu o planeta de forma inédita na história recente, faz-se necessário atuar em várias frentes. Os projetos de extensão citados atuam em campos diversos, mas outras necessidades sociais ainda podem ser identificadas. Nesse sentido, estão abertas as inscrições de programas e projetos para execução em 2020/2021, assim como registro das ações que envolvem movimentação financeira. Você pode conferir mais informações em ufpe.br/proexc/editais. Participe! Vamos todos unir forças! 



 
Data da última modificação: 30/04/2020, 18:29