Proexc discute o impacto da poluição do óleo nas praias do litoral de Pernambuco

(Fotos: Passarinho)

Pró-reitor Oussama Naouar em fala durante a comissão que ocorreu na UFPE

Um vazamento de petróleo se espalhou pelos nove estados do Nordeste brasileiro, impactando todos os ecossistemas da região. Segundo o Instituto Bioma Brasil, sediado em Recife, o impacto ambiental nas zonas afetadas terá reflexos em curto, médio e longo prazos.

Com o intuito de discutir o protagonismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) frente à essa tragédia, aconteceu na última quarta (23), no Auditório João Alfredo, no prédio da reitoria, o primeiro encontro para discutir o papel da instituição diante do surgimento das manchas de óleo nas praias do litoral norte e sul do estado de Pernambuco, como também a construção de um plano de ações unificado.

Participaram desse encontro o reitor, professor Alfredo Gomes, o vice-reitor Moacyr Araújo, o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Oussama Naouar, a pró-reitora para Assuntos de Pesquisa e pós-graduação, Carol Leandro, docentes e pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, técnicos e estudantes da universidade.

Dessa reunião formou-se um comitê composto pelo vice-reitor, pela pró-reitora da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-graduação (Propesq), pelo pró-reitor da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), pelos docentes: professor Gilberto Rodrigues (Departamento de Zoologia); professora Simone de Lira (Departamento de Hotelaria e Turismo); professor Mauricio Mota (Departamento de Química) e pelos estudantes: Tâmires Rodrigues (Ciências Biológicas – Licenciatura); Sayonara Assis (Ciências Biológicas – Bacharelado) e João Matheus dos Santos (Ciências Ambientais).

A formação desse comitê terá como compromisso discutir e coordenar as ações entre as diversas competências da UFPE para apresentação de uma proposta por áreas de impacto ambiental, econômico e da saúde.

O próximo encontro ocorrerá no dia 31 de outubro, às 14h, no Auditório João Alfredo.

Data da última modificação: 25/10/2019, 11:51