Voltar

Pré-vestibular Gradação promove educação acessível à comunidade

Equipe do Pré-vestibular Gradação

 

Pesquisas e estudos elaborados em vários países mostram que questões relacionadas às desigualdades sociais estão ligadas, diretamente, ao acesso à cultura e a uma educação de qualidade. O que evidencia a importância da promoção de atuações educativas suplementares, para o acesso e inclusão de alunos de diversas camadas sociais.

Aliando as necessidades sociais presentes em nossa comunidade, com as demandas acadêmicas, o projeto de extensão “Pré-vestibular Gradação”, coordenado pelo professor José Luís Simões, promove aulas preparatórias gratuitas para o ENEM, IFPE e SSA, no Centro de Educação (CE) da UFPE. Os alunos dos cursos de Licenciaturas da Universidade têm uma participação ativa e direta com o projeto, pois são eles que possuem a função de lecionar as aulas, monitorar matérias específicas, como também fazem parte da equipe administrativa-organizacional e desenvolvimento psicopedagógico. 

Um diferencial do Gradação é a oferta de conteúdo pré-acadêmico em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), visando a inclusão de pessoa surdas no ensino superior. O público-alvo do projeto são pessoas de baixa renda oriundas de escolas públicas, bolsistas de instituições particulares de ensino básico, comunidade negra, LGBT+, cega e surda. 

Devido a atual pandemia, as aulas presenciais estão suspensas. Porém, a equipe do Gradação está oferecendo aulas remotas pelas plataformas do Google Meets e Youtube, além de disponibilizar material didático gratuito para os alunos. Outra forma de acessar as aulas é pelo podcast disponível a todos no site do pré-vestibular. Tendo em vista que o isolamento social, além de dificultar o acesso à educação, também resulta em problemas na saúde mental, o projeto disponibilizou uma equipe psicopedagógica que está em diálogo direto com todos os alunos. 

Para integrar a equipe de coordenação do projeto é necessário passar por um processo seletivo de avaliação e/ou entrevista. Também é necessário ser graduando de cursos de Licenciatura da UFPE. Quem estiver interessado em participar do projeto (vagas em diversas equipes) deve responder o formulário (https://bit.ly/gradacaoformulario). Quer conhecer mais o Gradação? Acesse as redes:

Instagram: @gradacao

Facebook: fb.me/projetogradacao

Site: https://projetogradacao.wixsite.com/ufpe

E-mail: projetogradacao@gmail.com

 
Data da última modificação: 29/06/2020, 13:13