Voltar

PIPEx estimula interiorização do ensino da biologia a partir de experimentos pedagógicos

(Foto: Divulgação)

Equipe da UFPE em evento promovido pelo PIPEx, no município de Passira

 

No Departamento de Histologia e Embriologia, parte do Centro de Biociências da Universidade Federal de Pernambuco (CB/UFPE), surgiu o Programa Institucional de Pesquisa, Educação e Extensão: Interiorização da Biologia - PIPEx, coordenado pelos professores Paulo Antônio Padovan e Isaíras Pereira Padovan. A iniciativa surgiu a partir da ideia de integralizar dados sobre atividades acadêmicas, tanto na pós-graduação quanto em pesquisas básicas, reunindo-os em um programa ou projeto e torná-lo efetivo na perspectiva de indissociabilidade e de interesse para a sociedade em geral.

O Programa teve início em 2008, com a atuação em escolas de zonas rurais do interior de Pernambuco, principalmente no munícipio de Limoeiro (2010-2013) e, mais recentemente, conveniado à cidade de Passira (2014-2018). As ações desenvolvidas têm como objetivo central propor um processo de ensino-aprendizagem de forma construtiva, através de um ensino prático de ciências, complementar ao teórico ministrado, desenvolvendo atividades intra e extra sala de aula, principalmente para as escolas que carecem de recursos educacionais. 

Assim, os monitores de projeto, licenciandos do curso de Ciências Biológicas e participantes da equipe de robótica Maracatronics, formada por alunos de Engenharia Mecânica do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), apresentam estratégias simples para o ensino didático dos mais diversos assuntos. Um pedaço de repolho roxo vira indicador de pH, o DNA da cebola é extraído com álcool, uma garrafa PET e uma bexiga de festa são usadas para explicar o sistema respiratório. Com o uso de materiais acessíveis, conhecimento teórico e vontade de ensinar, os experimentos pedagógicos auxiliam na consolidação do aprendizado. 

Este ano, o PIPEx continua a ser realizado em Passira, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes da Prefeitura. Os extensionistas atuam em escolas públicas municipais sob a supervisão de uma professora por turma, uma vez por semana, incluindo aulas em cada escola conveniada e no Departamento para elaboração das práticas. Os estudantes de Ciências Biológicas são responsáveis pelas práticas laboratoriais em Ciências e Biologia, enquanto a equipe do Maracatronic ministra aulas de robótica para o ensino fundamental (da 4ª a 8ª série).

No mês de outubro, o Programa Institucional de Pesquisa, Educação e Extensão: Interiorização da Biologia irá publicar o e-book “Ciências além dos muros da cidade: Prática para as escolas”. Constituído por 62 aulas práticas, seguidas de um “passo a passo” para elaboração de cada uma delas, o livro conta também com dicas e imagens da medotologia e dos resultados, visando compartilhar algumas experiências vivenciadas durante as atividades do projeto e auxiliar mais professores no processo de ensino-aprendizagem através deste recurso. 

O Programa também participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFPE, que acontecerá entre os dias 01 e 03 de outubro, na Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine). 

 

Mais informações
Pipex: Interiorização da Biologia
ufpepipex@gmail.com

Data da última modificação: 30/09/2019, 11:23