Voltar

Novo ano letivo, novas oportunidades e experiências

A chegada de mais um ano sempre traz consigo um novo ciclo de vivências e aprendizados. Para a comunidade acadêmica da UFPE não é diferente: em breve mais um ano letivo se inicia e traz consigo oportunidades e desafios nunca antes vivenciados. Para concretizar esse potencial de novas experiências que 2020 oferece aos integrantes da UFPE e à sociedade, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC) fortalece as mudanças positivas executadas no ano passado e traz também diversas novidades. 

A PROExC iniciou o novo ano à todo vapor, participando da VII Semana de Planejamento e Formação Pedagógica da UFPE, que acontece em fevereiro. Nessa edição do evento, o Pró-reitor de extensão e cultura da UFPE Prof. Dr. Oussama Naouar e outros integrantes da pró-reitoria participaram de diversas oficinas. Tal ação tem como objetivo informar os docentes e técnicos de assuntos educacionais sobre a curricularização da extensão, implantada no ano passado, e a elaboração de ações extensionistas de forma geral, promovendo a extensão como essencial para a vida acadêmica e como parte integrante da universidade. As atividades foram ministradas nos dias 18 e 19 de fevereiro. 

A pró-reitoria também continuará promovendo extensão e cultura na UFPE através do endereço www.ufpe.br/proexc. Os eventos e novidades das áreas da pró-reitoria serão continuamente noticiados através do site, onde também estão disponíveis os editais de extensão, o calendário da extensão para 2020 e os boletins mensais da PROExC. A seção "Destaques" traz uma seleção de algumas ações de extensão e cultura que foram noticiadas nos canais da comunicação, enquanto a Agenda de cursos e eventos divulga continuamente as atividades de extensão e cultura da UFPE. Também é possível conferir os lugares de atuação dos programas e projetos de extensão de acordo com as áreas temáticas no mapa interativo do site.    

As ações de extensão continuarão sendo divulgadas no endereço oficial e em nossos perfis no Instagram, YouTube e Facebook. Com o objetivo de auxiliar alunos e o resto da sociedade na descoberta de ações de extensão nesse ano letivo que se inicia, os canais de comunicação da PROExC nas redes sociais também estão passando por renovações. Os posts veiculados no Instagram e no Facebook contam com uma nova identidade visual, com o objetivo de manter os veículos de comunicação da extensão sempre renovados. Além disso, os cards para as redes agora contam com nova organização visual, com legendas que permitem um acesso mais intuitivo às informações sobre programas, projetos e ações de extensão. 

Nossas redes sociais também passaram a contar com novidades na programação. Além de noticiar ações da PROExC na UFPE, também divulgamos iniciativas que, mesmo não tendo ligação com a extensão e cultura da UFPE formalmente, estimulam o contato do meio acadêmico com a sociedade de algum modo, buscando estimular a prática extensionista no aluno em uma perspectiva que vai além do escopo de projetos existente. Tais ações são identificadas nos cards de Instagram e Facebook pela tarja de legenda azul. As atividades de extensão e cultura continuam a ser divulgadas sempre que ocorrerem, sendo representadas pela tarja vermelha.

O estímulo ao consumo de atividades de interesse social e/ou cultural também será promovido através da já conhecida Agenda Cultural, que divulga toda sexta-feira a programação do fim de semana, agora com nova diagramação, e também de mais uma novidade: dicas de livros e filmes de interesse sociocultural serão veiculadas nos perfis da extensão da UFPE. Haverão ainda outros quadros que contemplam diversas funções: ações de extensão e cultura realizadas anteriormente serão relembradas nas redes com o quadro “#TBT” e os seguidores poderão conhecer um pouco mais sobre a equipe de extensão e cultura da UFPE na seção mensal "Conhecendo a Equipe". 

Outra novidade em nossas redes são os diversos quadros e séries inéditas criados para potencializar o aprendizado e compreensão dos seguidores sobre os projetos da PROExC. Toda sexta-feira você pode conferir no Instagram e no Facebook da Extensão e Cultura da UFPE um novo “Extensão em Ação”, resumo em vídeo das principais novidades da semana, como eventos e abertura de inscrições para projetos. No canal do YouTube e no Instagram da PROExC, você também pode conferir o “Curta Extensão”, vídeo que apresenta diversos projetos de extensão da UFPE com entrevistas de responsáveis e integrantes, e também o “Vozes da Extensão”, quadro que apresenta extensionistas da UFPE de diversas áreas e suas experiências com os projetos. 

A comunicação foi renovada tendo em vista o objetivo de divulgar da forma mais completa possível todas as experiências de extensão oferecidas para os estudantes e a comunidade, e essas oportunidades vem desde o início do ano letivo: já no mês de março será realizado o 5º Encontro de Extensão e Cultura, durante a 3ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE (SEPEC). A Semana acontecerá entre os dias 25 e 27 de março no Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE (CTG) e os interessados podem conferir mais informações no site oficial do evento: www.bit.ly/sepec2020

Em 2020, venha vivenciar conosco as experiências de extensão! Acompanhe a PROExC no site, e nossas redes sociais para conferir tudo isso e para mais informações! Desejamos a todos uma ótima volta às aulas e um ótimo ano letivo!

Data da última modificação: 27/02/2020, 10:30