Nemip/UFPE e Prefeitura de Sertânia realizam abertura de oficina de teatro

Aulas acontecem de hoje (19) até o próximo sábado (23), com encontros diários, das 08:30 às 12h e das 14:30 às 18h.

A UFPE e a Prefeitura de Sertânia iniciaram, hoje (19), mais um curso de extensão, através do Núcleo de Extensão das Regiões do Ipanema, Moxotó e Pajeú - NEMIP.

A ação faz parte da programação de cursos demandados pelo governo municipal para acontecerem no NEMIP.

A solenidade de abertura contou com a presença do Prefeito Ângelo Ferreira, do Diretor de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE - Proexc, Hélio Pajeú, do professor Rodrigo Dourado - Curso de Teatro (Centro de Artes e Comunicação da UFPE), dos secretários Simone Laet (Educação) e Tácio Henrique (Juventude, Turismo e Esporte), além dos Marivaldo Omena e Caliane Passos e Dionice Pereira (articuladores municipais do NEMiP.

A secretária Simone Laet iniciou sua fala dando as boas-vindas aos participantes e destacando a importância das ações do NEMIP para o município e região. “Espero que todos vocês possam aproveitar essa oficina e levar para suas vidas o aprendizado adquirido. O teatro é a valorização da arte e por isso faz parte da nossa educação e cultura. O NEMIP tem esse ponto de interação e vem desenvolvendo essa condição de desenvolver nossa cidade e a população ganha com isso.”. Considerou.

O Diretor de Cultura da Proexc, representou o Reitor Alfredo Gomes, o Pró-Reitor de Extensão - Oussama Naouar - e o diretor de Extensão da Proexc - Flávio José. Para Hélio Pajeú, o papel da universidade está sendo cumprido, quando desenvolve e repassa conhecimento. "Esse é um momento de aprendizado. A UFPE trás conhecimento prá vocês, ao mesmo tempo que aprende com a vivência que acontece aqui. É muito bom que esse curso esteja acontecendo em um espaço em que Paulo Freire está impresso nas paredes. Essa troca de saberes fortalece a UFPE.", ponderou Pajeú.

O professor Rodrigo Dourado agradeceu aos gestores pela realização do curso, enfatizando os ganhos obtidos pelos participantes. "Os alunos e alunas poderão obter conteúdo para viabilizar expressividade, a comunicação e interação social de forma ativa e contínua.". Reforçou Dourado.

O prefeito Ângelo Ferreira considerou que o NEMIP vai avançar com uma estrutura física local e uma função educacional regional. "Agente deu o primeiro passo, como gestão. Hoje, estamos fazendo a reforma da sede do Nemip e o que a gente espera é que, em breve, esse núcleo possa oferecer cursos de graduação, especialização e mestrado para atender a nossa região. Esse é um passo importante em termos a UFPE presente em nosso município. Desejo que esse curso de teatro fortaleça ainda mais a nossa cultura.". Finalizou o prefeito.

A oficina está sendo realizada na Sala de Formação Paulo Freire, ao lado da Escola Municipal Isaura Xavier dos Santos. 40 alunos, divididos em duas turmas, estão inscritos para participar das atividades que contarão com aulas teóricas e práticas, com foco na improvisação teatral e na linguagem artística do teatro.

As aulas acontecem de hoje (19) até o próximo sábado (23), com encontros diários, das 08:30 às 12h e das 14:30 às 18h.  A carga horária total do curso é de 40 horas, sendo 36h presenciais e 4h de tutoria on-line.

Data da última modificação: 19/07/2022, 14:02