Voltar

Instituto de Arte Contemporânea apresenta a mostra Futuramas: tradições e rupturas

 

Nesta quinta-feira (16), o Instituto de Arte Contemporânea (IAC) da UFPE, em parceria com o Acervo Museológico Universitário (AMU), abre as portas para a exposição "Futuramas: tradições e rupturas". A mostra sugere uma reflexão sobre os conceitos de "tradição", "repetição" e "ruptura" aplicados ao acervo artístico moderno e contemporâneo salvaguardado pelo Centro Cultural Benfica.

“Futuramas: tradições e rupturas” parte da ideia de repetição - de técnicas, formas e temas – para pensar  possibilidades de reler o amplo conceito de “tradição” nas artes. A tradição que evoca o passado, mas se estabelece no futuro, ou melhor, nos futuros: nos inúmeros caminhos possíveis para transgredir padrões e formas. Repetir não para simplificar ou facilitar, mas para adicionar camadas de sentido, às vezes rompendo a linearidade, a cada ato que se refaz.  

Noções de passados, presentes e futuros que se cruzam, quase como um jogo para o espectador, através de obras de Aloísio Magalhães, Vicente do Rego Monteiro, Mestre Vitalino, J. Borges, Camille Kachani, Ana Lisboa, Ricardo Pessoa, entre outros.

 

Acrobata, de Ricardo Pessoa (1981), obra presente na mostra 

 

A mostra representa a UFPE na programação da 17ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontecerá no Instituto de Arte Contemporânea, no Centro Cultural Benfica. A abertura será no dia 18 de maio, às 19h, e irá até o final de julho, com visitações de segunda a sexta, das 8h às 17h. Finais de semana com visitas guiadas, agendadas através do e-mail ufpe.iac@gmail.com  

A mostra é aberta ao público e a entrada é gratuita.

 

Mais informações
Centro Cultural Benfica
Fone: 2126 7387/7388

Data da última modificação: 31/05/2019, 10:17