Voltar

Gepar realiza II Festival de Cinema Negro GEPARWOOD

Acontece nos dias 14/07, 21/07, 28/07 e 04/08 o II Festival de Cinema Negro GEPARWOOD - Mulheres Negras Movendo o Mundo do Cinema Pernambucano. O evento on-line é organizado pelo Gepar - Grupo de Estudos e Pesquisas em Autobiografias, Racismos e Antirracismos, que atua com ensino, pesquisa e também como programa de extensão, e tem como objetivo geral ampliar ações de implementação da educação das relações étnico-raciais que colaborem com o processo formativo no âmbito da UFPE e na sua relação com a sociedade. O Grupo foi idealizado e é liderado pela professora doutora Auxiliadora Martins.

A edição desse ano homenageia mulheres negras ligadas ao mundo do cinema em Pernambuco. Serão realizados durante o evento debates, oficinas, sessões de cinema de curta e longa metragem. O objetivo é construir conhecimentos científicos que discutam, reflitam, analisem a grande influência feminina na produção recente de cineastas autodeclaradas negras e que abordam as personagens fílmicas e representações sobre a vida, a memória, a história do negro e da negra, no cinema brasileiro, sem recorrer às tradicionais caricaturas de escravo, feio, sujo, violento, empregada doméstica, etc.

Busca-se, com isso, construir um ambiente de denúncia do racismo estrutural, institucional, mas, também de anúncio de possibilidades de enfrentamento e superação do eurocentrismo, do brancocentrismo, do machismo que grassam na sociedade e na academia. Haverá certificação para os inscritos. Para se inscrever, acesse o link de transmissão acesse o link na bio de @gepar_ufpe no Instagram. No perfil, também é possível obter mais informações sobre o evento e as convidadas. 

Data da última modificação: 12/07/2021, 12:07