Voltar

Documentário Uma Semana em Dormentes mostra a troca de experiências e conhecimento promovida pelo "UFPE no Meu Quintal"

Como é sabido, o conhecimento é uma via de mão dupla. Ainda que haja em nossa sociedade a formalização de cargos de especialistas, o meio acadêmico tem muito a aprender com o popular. A relevância da academia na sociedade também depende diretamente de como ela se coloca a serviço da população. 

Lançado na quinta-feira (18), o documentário "Uma Semana em Dormentes" mostra ao público as trocas de saberes e experiências promovidas pelo projeto de extensão “UFPE no Meu Quintal”. O objetivo da equipe de comunicação, responsável pela produção, é expor os princípios que norteiam a iniciativa e a extensão universitária como um todo: o diálogo humano e intelectual entre universidade e sociedade.

 

Foto: UFPE no Meu Quintal/Facebook

Monitores do UFPE no Meu Quintal durante as atividades do projeto na visita a Betânia (PE), ocorrida em 2019

 

O projeto realiza, desde 2017, caravanas extensionistas compostas por estudantes da UFPE. Já foram visitados os municípios pernambucanos de Tabira, Iguaracy, Tuparetama, Solidão e Betânia. Já na 6ª edição, que ocorreu em fevereiro de 2020, que é retratada na obra, foi a vez de Dormentes, localizado no Sertão do estado. 

Para demonstrar a experiência do “UFPE no Meu Quintal”, a equipe de comunicação entrevistou os estudantes monitores partindo da pergunta: “Por que você escolheu o seu curso na universidade?". A partir daí, foi possível identificar nos depoimentos como a ida a Dormentes ajudou os estudantes a enxergar o impacto positivo que eles podem gerar na vida de outras pessoas, a partir dos seus interesses profissionais.

 

Foto: UFPE no Meu Quintal/Facebook

 

Nos depoimentos, a participação no projeto foi apontada como uma experiência transformadora. Ela permitiu, segundo vários entrevistados, aprender coisas novas, conteúdos e habilidades com a população da cidade e desmistificar a visão que se tinha sobre o povo do interior de Pernambuco. 

Além disso, destaca-se a importância de levar aprendizados do meio acadêmico à população e promover o bem-estar da mesma. "A saúde precisa ir até às pessoas, principalmente as que têm baixa renda", afirma no documentário Ana Karina de Carvalho, estudante de Odontologia da UFPE, que participou da visita a Dormentes. 

A produção do documentário alcança mais um nível de interação da universidade com a sociedade, permitindo que o público externo enxergue a vontade da universidade pública de se aproximar dele. Também apresenta a experiência extensionista para os demais estudantes da UFPE, mostrando a relevância de utilizar as paixões profissionais para promover melhorias na vida de quem precisa e também  aprender com essas pessoas. 

O evento de estreia do documentário foi realizado na última quinta (18/03), no canal da Extensão e Cultura UFPE no YouTube. Participaram da live de lançamento o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPE, Oussama Naouar, e os deputados federais Túlio Gadêlha (PDT) e Gonzaga Patriota (PSB). A mediação ficou por conta do coordenador da ação de extensão, professor José Eduardo Garcia.  

 

 

O documentário "Uma Semana em Dormentes" é uma iniciativa do Centro Acadêmico de Vitória, com apoio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). O curta está disponível no player acima, entre as marcas de 35:00 e 48:58 minutos

 

Mais informações/contato - “UFPE no meu Quintal”:

Data da última modificação: 31/03/2021, 11:28