Cerimônia de encerramento de curso de extensão coordenado pela UFPE é realizada

Ocorreu na última quarta (21) a formatura do curso de extensão coordenado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com a Campanha Mãos Solidárias e Periferia Viva. Na ocasião foram entregues certificados aos 22 representantes dos mais de 700 Agentes Populares de Saúde do estado de Pernambuco. O evento contou com a participação do reitor da UFPE, Alfredo Gomes, e foi realizado de maneira presencial, mas com transmissão pelo YouTube.

Cerimônia de formatura do curso de extensão (Foto: Anderson Lima)

Os Agentes Populares de Saúde são comunitários que, voluntariamente, participaram da formação para atuar em sua comunidade com ações de educação popular em saúde e ações solidárias no enfrentamento à pandemia da Covid-19 e suas consequências, buscando a organização popular e solidária local, minimizando o tamanho das desigualdades sociais que foram potencializadas durante a pandemia.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Oussama Naouar, um dos participantes da cerimônia, destacou o papel de Paulo Freire na fundação da extensão na UFPE em 1962, lembrando que a extensão anda em conjunto com os movimentos sociais e em constante articulação com a sociedade civil. Uma das agentes, Luciene Barros, ressaltou que os agentes são capacitados para auxiliar a comunidade contra a pandemia, buscando diminuir as desigualdades e vulnerabilidades sociais, com o apoio de ações como os bancos de alimentos e as cozinhas solidárias.

Participante segura cartaz lembrando casos de Covid-19 no Brasil (Foto: Anderson Lima)

O curso de 20 horas é uma estratégia da Campanha Mãos Solidárias, campanha de solidariedade organizada pelos movimentos populares de Pernambuco, e Periferia Viva em parceria com a Fiocruz-PE, Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Arquidiocese de Olinda e Recife e movimentos sociais do campo e da cidade.

Data da última modificação: 26/07/2021, 10:11