Sobre a Procit Sobre a Procit

A Procit foi criada Por meio da Portaria Normativa n. 07, de 25 de julho de 2015. Na ocasião, o reitor Anísio Brasileiro instituiu o Sistema Integrado de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação da UFPE fixando suas diretrizes gerais, estruturação e funcionamento.

Organograma da Procit

Organograma

O Sistema Integrado de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação da UFPE é composto pelas unidades integradas: Assessoria de Comunicação (Ascom); Conect[e] – Inovação Educacional; Editora Universitária; Núcleo de Tecnologia da Informação; Núcleo de TV e Rádios Universitárias; e Sistema Integrado de Bibliotecas.

Estas unidades são subordinadas administrativamente ao Reitor e têm gestão orçamentária e financeira próprias. O sistema integrado é responsável pela implantação e execução da política institucional de comunicação, informação e tecnologia da informação proposta pelo Comitê Gestor de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação e aprovada pelos órgãos deliberativos superiores e/ou pela Administração Central da UFPE.

A Pró-Reitoria de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação (Procit) é responsável pela coordenação e acompanhamento da execução da política institucional de gestão da comunicação, da informação e das tecnologias da informação e processos.

Compete à Procit articular e acompanhar as ações das unidades integradas e propor as diretrizes sobre a política de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação da UFPE. Também deve propor e apoiar estratégias e planejamento de sistemas de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação; propor prioridades institucionais, em relação à Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação da UFPE, articuladas e integradas ao Plano Estratégico da UFPE; assim como priorizar a criação e fortalecimento da identidade da UFPE, bem como assegurar a vitalidade da imagem institucional da UFPE.

A Procit foi criada com a seguinte estrutura: Comitê Gestor de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação e Gabinete do pró-reitor (Secretaria Executiva, Coordenação Administrativa e Financeira, Assessoria e três diretorias: Diretoria de Gestão da Informação, constituída pela Coordenação de Memória Digital, Coordenação de Conteúdos e Padrões e Coordenação de Acesso à Informação; Diretoria de Processos e Tecnologias, constituída pela Coordenação de Gestão de Processos e Coordenação da Governança de Tecnologia da Informação; e Diretoria de Comunicação, constituída pela Coordenação de Audiovisual, Coordenação de Mídias e Design e Coordenação de Comunicação).

O Comitê Gestor de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação é constituído pelos seguintes membros: pró-reitor de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação da UFPE (presidente); um representante do reitor, por ele indicado; diretores(as) de Centros ou representante por eles(as) designados; pró-reitores(as) ou representante por eles(as) designados; assessor(a) de Comunicação Social; coordenador Geral da Conect[e] ou representante por ele indicado; diretor(a) do Núcleo de TV e Rádios Universitárias - NTVRU; diretor(a) do Núcleo de Tecnologia da Informação - NTI; diretor(a) do Sistema Integrado de Bibliotecas – SIB; diretor(a) da Editora Universitária; representante estudantil; e representante dos servidores técnico-administrativos em educação, escolhido dentre e pelos servidores da Procit.

Compete ao Comitê Gestor de Informação, Comunicação e Tecnologia da Informação: elaborar o seu regimento interno e submetê-lo ao Conselho de Administração da UFPE para apreciação;  aprovar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação da UFPE elaborado pelo NTI, o Plano Anual de Investimento para a área de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação da UFPE, para o exercício subsequente; e o Plano de Ações e Projetos Integrados de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação da UFPE.

Atualmente (2017), a Procit está passando por um processo de redesenho organizacional.