Metodologia Metodologia

A Metodologia de Gestão de Processos tem como principal objetivo viabilizar o alcance de melhores resultados sustentáveis por meio da estruturação de métodos e boas práticas de gestão de processos, de acordo com os anseios estratégicos e interesses da instituição.

Em 2015, foi desenvolvida a Metodologia de Gestão de Processos do Escritório de Processos da UFPE. O resultado do trabalho está expresso no “Manual de Metodologia de Gestão de Processos”. É responsabilidade do Escritório de Processos atualizar este documento à medida que a UFPE evolua em na aplicação dos métodos e ferramentas aqui propostos.

O conteúdo foi desenvolvido tendo como base modelo de referência consagrado no mercado, denominado “Framework de Gestão por Processos”, que foi devidamente customizado para atender à realidade da UFPE. Este é um modelo que consolida as melhores práticas de mercado na aplicação da disciplina de BPM, sendo um importante ponto de partida para o desenvolvimento do conteúdo proposto.

A Metodologia de Gestão de Processos da UFPE é composta por três serviços básicos: “Desdobramento da Estratégia para Processos”, “Execução de Projetos de Transformação” e “Gestão do Dia a Dia”. Além dos três serviços básicos, a metodologia prevê um trabalho contínuo de manutenção da “Governança” do modelo proposto. Juntos, os quatro elementos compõem o Framework da Metodologia de Gestão de Processos, representado na figura abaixo.

 

Conheça o propósito de cada uma das etapas que compõem os três serviços da metodologia no quadro abaixo. Para maiores detalhes é possível consultar o “Manual de Metodologia de Gestão de Processos”.

 

Maiores detalhes a respeito da metodologia do escritório de processos da UFPE está disponível neste link em formato de PDF.