Programas e Auxílios Programas e Auxílios

DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL/DAE

Bolsa-nível Auxílio financeiro cuja finalidade é a de ampliar as condições de permanência dos estudantes, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, regularmente matriculados na Universidade, de modo a concluírem os cursos da graduação presencial; observando-se os critérios da Política de Assistência Estudantil da UFPE, estabelecidos pelas Resoluções nº 01 e 02/2016 do Conselho de Administração. 

Moradia estudantil - Concessão de moradia em uma das Casas de Estudantes Universitários ou auxílio financeiro para este fim, nos campi de Caruaru e Vitória.

Programa de Bem Estar Mental/PROBEM - Assistência à saúde por meio de acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico.

Bolsa Permanência do MEC - Incentivo financeiro pelo MEC para auxiliar, especificamente, os novos alunos matriculados na Universidade, e que sejam de origem quilombola ou indígena. As bolsas desta categoria concedidas a alunos antigos estão mantidas.

Auxílio-alimentação - Concessão de três refeições diárias (desjejum, almoço e jantar) no RU para redidentes das Casas de Estudantes Universitários, e duas refeições (almoço e jantar) com isenção total ou parcial aos estudantes beneficiados pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no Recife.

Auxílio-creche - Auxílio financeiro oferecido a estudantes que têm filhos na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses de idade.

PROMISAES - Apoio financeiro para estudantes estrangeiros do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G).

Apoio ao aprendizado - Orientação pedagógica para estudantes com dificuldade para estudantes com dificuldade de aprendizado.

Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante/NASE - Apoia a saúde dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou de violação de direitos, ao oferecer atendimento em psicologia, psiquiatria, enfermagem, nutrição, serviço social e saúde sexual, além de atendimento psicopedagógico e médico (clínico e eletivo), aos discentes da graduação, com prioridade àqueles beneficiados pelos programas de assistência estudantil da PROAES. 

DIRETORIA DE ESPORTE, LAZER E CULTURA/DELC

Programa de Apoio à Participação em Eventos - Auxílio financeiro oferecidos a estudantes de graduação para participação em eventos acadêmicos, científicos, tecnológicos, culturais e movimentos estudantis realizados no Brasil.

Apoio ao Esporte  - Bolsa de incentivo para  os estudantes de graduação desenvolverem habilidades em diversas modalidades esportivas.

Núcleo de Acolhimento ao Estudante/NAE - Espaço que funciona como alojamento para alunos e professores que vêm participar de eventos na Universidade. O NAE tem capacidade para alojar 250 pessoas.