Mobilidade Acadêmica Mobilidade Acadêmica

 

O Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica é resultado de um convênio firmado entre várias Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e alcança somente alunos de cursos de graduação. O aluno participante deste convênio terá vínculo temporário com a Instituição receptora pelo prazo máximo de dois semestres letivos, consecutivos ou não, podendo, em caráter excepcional, e a critério das Instituições envolvidas, ser prorrogado por mais um semestre.

Para ler o convênio na íntegra, clique aqui.

Relação das Instituições participantes, clique aqui.

Para ler a resoluçaõ nº 10/2013 que regulamenta a mobilidade estudantil no âmbito da UFPE, clique aqui.

Requisitos para inscrever-se no Programa

- Estar regularmente matriculado em curso de graduação de IFES participante;
- Ter concluído, no mínimo, 20% da carga horária de integralização do curso ao qual se encontra vinculado na IFES de origem;
- Possuir, no máximo, 2 (duas) reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem ao pedido de mobilidade.

Estudantes de outras IFES interessados em cursar disciplinas na UFPE

 

PRAZOS PARA 2017.2

 

Recebimento das solicitações de alunos da UFPE: os alunos deverão atentar-se aos prazos determinados pela IFES anfitriã. O prazo para análise da documentação, por esta Coordenação de Apoio Acadêmico, é de 5 (cinco) dias úteis, contados a partir da data de recebimento.

 

Recebimento das solicitações de alunos de outras IFES: 05 a 30/06/2017

Divulgação do resultado das solicitações de alunos de outras IFES: 21/07/2017

Período de matrícula na UFPE para os estudantes de outras IFES: 31/07 a 04/08/2017

Início das aulas: 07/08/2017

 

PEDIDOS DE RENOVAÇÃO deverão ser feitos pelo próprio estudante à sua IFES de origem, no mesmo prazo estabelecido.

 

Obs.: Solicitações encaminhadas fora do prazo estabelecido pela UFPE serão INDEFERIDASNão serão analisados pedidos enviados por e-mail ou via fax e cópias. Com isso, ressaltamos que SOMENTE SERÃO ACEITOS DOCUMENTOS ORIGINAIS.

 

Documentação

O estudante deverá entrar em contato com sua IFES de origem, a fim de solicitar o encaminhamento à Coordenação de Apoio Acadêmico da UFPE da seguinte documentação:

  • Carta de apresentação emitida pela Coordenação de Mobilidade Acadêmica ANDIFES, ou órgão equivalente, da Instituição de origem;
  • Plano de trabalho, o qual deverá ser preenchido completamente, assinado e datado pelo aluno e aprovado pelo Coordenador do Curso de origem (cuja assinatura deverá ser acompanhada de carimbo);
  • Histórico escolar completo e atualizado;
  • Aproveitamento acadêmico ou documento equivalente do curso de origem que indique a conclusão, no mínimo, de 20% da carga horária de integralização.

Pedidos de renovação deverão ser feitos pelo próprio estudante à sua IFES de origem, a qual encaminhará, a esta Coordenação de Apoio Acadêmico, no prazo previsto no calendário da UFPE, novo plano de trabalho do aluno aprovado pela Coordenação do Curso de origem.

Obs.: Não serão analisados pedidos enviados por e-mail ou via fax e cópias. Com isso, ressaltamos que somente serão aceitos documentos originais.

Endereço para encaminhamento da documentação:

Universidade Federal de Pernambuco
Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Coordenação de Apoio Acadêmico
Av. dos Economistas, S/N 
Cidade Universitária - Recife - PE
CEP: 50740-590

A Mobilidade Acadêmica Andifes terá validade oficial apenas quando autorizada pela Coordenação de Apoio Acadêmico d UFPE. Não existe no âmbito desta ifes outra autoridade competente para este fim.

Estudantes da UFPE interessados em cursar disciplinas em outras IFES

Prazos

Os prazos a serem observados pelos estudantes da UFPE que pretendem cursar disciplinas em outra IFES deverão ser aqueles determinados pela IFES anfitriã.

Informamos que o prazo para análise da documentação dos alunos desta UFPE é de 5 (cinco) dias úteis, contando da data de recebimento por esta Coordenação de Apoio Acadêmico.

Documentação

O estudante deverá encaminhar à Coordenação de Apoio Acadêmico da UFPE a seguinte documentação:

  • Plano de trabalho, o qual deverá ser preenchido completamente, assinado e datado pelo aluno e aprovado pelo Coordenador do Curso de origem (cuja assinatura deverá ser acompanhada de carimbo);
  • Histórico escolar completo e atualizado;
  • Aproveitamento acadêmico comprovando a conclusão, no mínimo, de 20% da carga horária de integralização;
  • Programas, com respectivas cargas horárias, das disciplinas a cursar na IFES de destino;
  • Declaração de equivalência* das disciplinas da IFES de destino com os componentes curriculares da UFPE que se pretende dispensar ao final da Mobilidade, emitida pela Coordenação do Curso.

* A Declaração de Equivalência será necessária apenas nos casos em que o estudante da UFPE utilizar formulário de Plano de Trabalho próprio da IFES anfitriã, lembrando que não poderão faltar as seguintes informações: telefone e e-mail do estudante, além de informar nome, código e carga horária de cada disciplina que pretende cursar na IFES de destino, Curso/Habilitação e o período de permanência, assinado e datado pelo aluno e aprovado pelo Coordenador do Curso de origem.

Procedimento

O aluno deverá entrar em contato com a Instituição na qual deseja realizar a Mobilidade, solicitando os programas das disciplinas que pretende cursar, acompanhados das respectivas cargas horárias. De posse desses programas, deverá entregá-los na Coordenação do seu curso na UFPE,  juntamente com oPlano de Trabalho preenchido completamente, para solicitação de análise do mesmo. Compete à Coordenação do Curso apreciar os pedidos de Mobilidade Acadêmica dos alunos da UFPE. Após homologação das equivalências o pedido deverá ser encaminhado, pela Coordenação, com os demais documentos, à Coordenação de Apoio Acadêmico para autorização do afastamento e consequente expedição da Carta de Apresentação à Instituição receptora. As despesas com transporte, hospedagem e manutenção do aluno participante do Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica deverão ser por ele próprio custeadas.

Obs.: Não deverão ser aprovadas pela Coordenação de Curso disciplinas cujos pré e/ou co-requisitos não tenham sido cumpridos pelo estudante, bem como não será aceita renovação de Mobilidade que não tenha sido previamente autorizada por esta Coordenação de Apoio Acadêmico. Para tanto, alertamos aos estudantes que qualquer alteração em seu Plano de Trabalho deverá ser imediatamente comunicada a esta Coordenação de Apoio Acadêmico, para providência dos trâmites necessários à análise do pedido.

Bolsa Santander

A Bolsa Santander, referente ao Acordo de Cooperação entre a ANDIFES e o banco Santander, visa oferecer bolsa ao aluno de graduação inscrito no Programa de Mobilidade Acadêmica após a aceitação do discente pela universidade de destino e classificação na seleção interna, de acordo com o número de bolsas disponibilizadas semestralmente pelo Santander.

A seleção, realizada pela UFPE, se dá através da análise da Média Geral, contida no histórico escolar do aluno participante, em ordem decrescente. O discente uma vez contemplado não poderá concorrer novamente. Os alunos receberão através de e-mail a Ficha de Inscrição para preenchimento e o prazo para envio. O resultado será informado a todos os alunos concorrentes também através de e-mail, juntamente com os valores a serem recebidos e demais observações.

Outras informações e/ou esclarecimentos:
Coordenação de Apoio Acadêmico
apoioacademico.proacad@ufpe.br 
+55(81) 2126-7009.

Data da última modificação: 17/07/2017, 16:44

Contatos Contatos

Secretaria Pró-reitor
2126-8105
Diretoria de Gestão Acadêmica
(81) 2126.7014

Pibid Pibid