Sobre Sobre

O PrInt é um programa criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem como objetivo estimular a formação de redes de pesquisas internacionais, ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação e aprimorar a qualidade da produção acadêmica.

Serão financiadas demandas como auxílio para missões de trabalho no exterior, manutenção de projetos, bolsas no exterior (doutorado sanduíche, professor visitante júnior e sênior e capacitação em cursos de curta duração), além de bolsas no Brasil (jovem talento, professor visitante e pós-doutorado).

O projeto institucional de internacionalização da UFPE totaliza mais de R$ 20,5 milhões, distribuídos em quatro anos de desenvolvimento do plano de internacionalização. Fazem parte do PrInt/UFPE 19 programas de pós-graduação: Biologia Animal, Biologia de Fungos, Biologia Vegetal, Ciência da Computação, Ciência Política, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Física, Genética, Inovação Terapêutica, Matemática, Medicina Tropical, Oceanografia, Química, Serviço Social, Sociologia e Tecnologias Energéticas e Nucleares

Ao todo, a Capes contemplou 36 Instituições de Ensino Superior (IES) que participaram do processo de seleção iniciado em 2017. Os projetos escolhidos foram implementados em novembro e têm um prazo de duração de quatro anos. A partir de 2019, a Capes investirá – anualmente – no programa, R$ 300 milhões.

Notícias Notícias

Voltar

Propesq publica edital do Pibic 2020-2021

Interessados podem se inscrever até 16 deste mês

 

A Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE (Propesq) publicou o Edital Propesq nº 08/2020 referente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ações Afirmativas (Pibic- AF). As inscrições estão abertas e se encerram no dia 16.

Os programas têm o objetivo de despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, além de ampliar o acesso e integração dos estudantes beneficiários de políticas de ações afirmativas à cultura científica

Os candidatos a orientadores, dentre outros requisitos, devem ser professores da UFPE com título de doutor ou livre docente.

O aluno candidato ao programa, entre outras exigências, deve estar cursando graduação e ser indicado por um único orientador. O estudante pode participar do programa como bolsista ou como voluntário. 

Todas as propostas devem conter um projeto de pesquisa elaborado pelo professor proponente para o aluno. O projeto deve refletir aspectos de originalidade e relevância, viabilidade técnica e financeira e observação das exigências éticas e legais. Duas etapas devem ser observadas no processo de submissão dos projetos de pesquisa: a inscrição on-line, via Siga, e o envio da documentação complementar via Sipac pelo docente(a) pesquisador(a) ou unidade na qual o pesquisador(a) esteja vinculado(a);

Para orientações detalhadas sobre a submissão on-line, acesse o manual do usuário, além disso a Propesq também disponibilizou o manual para o encaminhamento das documentações durante o Processo de seleção do Edital Pibic 2020-2021. O Edital e documentos podem ser acessados no site da Iniciação Científica.

 

Mais informações
Página da Iniciação Científica
Setor de Bolsas de Iniciação Científica | Propesq
pibic.propesq@ufpe.br
WhatsApp 81 2126 7052

 
Data da última modificação: 16/06/2020, 16:12