Sobre Sobre

O PrInt é um programa criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem como objetivo estimular a formação de redes de pesquisas internacionais, ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação e aprimorar a qualidade da produção acadêmica.

Serão financiadas demandas como auxílio para missões de trabalho no exterior, manutenção de projetos, bolsas no exterior (doutorado sanduíche, professor visitante júnior e sênior e capacitação em cursos de curta duração), além de bolsas no Brasil (jovem talento, professor visitante e pós-doutorado).

O projeto institucional de internacionalização da UFPE totaliza mais de R$ 20,5 milhões, distribuídos em quatro anos de desenvolvimento do plano de internacionalização. Fazem parte do PrInt/UFPE 19 programas de pós-graduação: Biologia Animal, Biologia de Fungos, Biologia Vegetal, Ciência da Computação, Ciência Política, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Física, Genética, Inovação Terapêutica, Matemática, Medicina Tropical, Oceanografia, Química, Serviço Social, Sociologia e Tecnologias Energéticas e Nucleares

Ao todo, a Capes contemplou 36 Instituições de Ensino Superior (IES) que participaram do processo de seleção iniciado em 2017. Os projetos escolhidos foram implementados em novembro e têm um prazo de duração de quatro anos. A partir de 2019, a Capes investirá – anualmente – no programa, R$ 300 milhões.

Notícias Notícias

Voltar

I Workshop de Autoavaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPE será realizado em agosto

As inscrições devem ser feitas no site do evento

Com o objetivo de subsidiar as próximas ações das Comissões de Autoavaliação (CAAs) dos Programas, o Comitê Institucional de Autoavaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu (CIAPGSS) da UFPE, instância responsável por acompanhar o processo autoavaliativo dos PPGs, realizará o I Workshop de Autoavaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPE, nos dias 9, 11 e 13 de agosto. Esse evento visa proporcionar capacitação aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPE. As inscrições devem ser feitas no site do evento. 

O CIAPGSS é a instância responsável por propor diretrizes e acompanhar o processo de autoavaliação da pós-graduação stricto sensu na UFPE, com caráter colaborativo entre as instâncias envolvidas nesse processo. É formada por membros da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg), da Comissão Própria de Avaliação (CPA), membros externos e da UFPE em geral, vinculados a Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Nível Básico

09/08

9h - 12h
Conceitos Básicos: O que é o processo de Autoavaliação? Etapas do processo
Palestrante: Daniele Cunha

14h-15h – Oficina 1: Começando a Autoavaliação do zero
Formadores: Cecília Arruda e Dayse Dutra

15h-16h – Oficina 2: Elaboração do projeto
Formadores: Lígia Galindo e Amanda Marques

16h-17h – Oficina 3: Construção do Instrumento
Formadores: Renata Toscano e Claudyvanne Silva

Nível Médio

11/08

9h-10h – Oficina 1: Análise e meta-análise dos resultados
Formadores: Cecília Arruda e Assis Leão

10h-11h – Oficina 2: Recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação
Formadores: Renata Toscano e Habacuque Rocha

11h-12h – Oficina 3: Divulgação dos Resultados
Formadores: Luciana Marques e Claudyvanne Silva

Nível Avançado

13/08

9h-12h – Apresentação dos resultados e troca de experiências entre os PPGs
Mediador: Assis Leão

Data da última modificação: 28/07/2021, 18:37