Destaques Destaques

Voltar

Edital de Seleção 2019.1 - RESULTADO DA ETAPA II E RESULTADO FINAL

CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS / ESCOLA DE ENGENHARIA DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO

(Edital de Seleção aprovado em reunião do Colegiado, em 14/08/2018)

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia torna público o presente Edital, no Boletim Oficial da UFPE e através do endereço eletrônico https://www.ufpe.br/ppgo/, as normas do Processo Seletivo para Admissão Ano Letivo 2019 ao corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia, Cursos de Mestrado e Doutorado:

1 INSCRIÇÃO:

1.1 Para o Curso de Mestrado exige-se graduação reconhecida pelo MEC na área do Programa, ou áreas afins; e para o Curso de Doutorado, mestrado na área do Programa, ou áreas afins, realizados em instituições reconhecidas pela CAPES/MEC ou, se instituições estrangeiras, de nível compatível com os critérios de qualidade da CAPES/MEC.

1.2 A inscrição se realizará na Secretaria da Pós-Graduação em Oceanografia, situada no Departamento de Oceanografia da UFPE (Av. Arquitetura s/n, Cidade Universitária, Recife-PE), entre os dias 22 a 26 de outubro de 2018 para os cursos de Mestrado e Doutorado, das 09:00 às 12:00 horas, pessoalmente ou através de procurador, mediante a apresentação de instrumento de mandato.

1.3 A inscrição poderá ser realizada por correspondência, desde que postada até a data de encerramento das inscrições. Serão consideradas as inscrições recebidas até cinco dias úteis após o encerramento das inscrições, não se responsabilizando o Programa por atrasos ocorridos na entrega da correspondência.

O endereço para envio é:

Programa de Pós-Graduação em Oceanografia-PPGO

Departamento de Oceanografia da UFPE

Avenida Arquitetura, s/n

Cidade Universitária

Recife Pernambuco. Brasil CEP: 50.740-550

1.4 As inscrições presenciais e por correspondência serão verificadas no momento do seu recebimento pela Comissão de Seleção e Admissão, no que se refere ao cumprimento dos requisitos para a sua aceitação, conforme item 2.

1.5 São de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato as informações e a documentação por ele fornecidas para a inscrição, as quais não poderão ser alteradas ou complementadas, em nenhuma hipótese ou a qualquer título.

 

Clique aqui para baixar o edital completo.

 

1ª E 2ª RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE SELEÇÃO

(B.O. UFPE, RECIFE, 53 (085 ESPECIAL): 01 – 19 18 DE OUTUBRO DE 2018)

 

NO ITEM  3 – EXAME DE SELEÇÃO E ADMISSÃO:

ONDE SE LÊ:

O Concurso será procedido 2 (duas) Comissões de Seleção e Admissão designada pelo Colegiado do Programa, formadas por 5 (cinco) membros titulares e 2 (dois) suplentes para o Mestrado e para o Doutorado.

 

LEIA-SE:

O Concurso será procedido por 2 (duas) Comissões de Seleção e Admissão designada pelo Colegiado do Programa, formadas por 5 (cinco) membros titulares e 2 (dois) suplentes para o Mestrado e para o Doutorado.

 

ONDE SE LÊ:

3.1.2 – Etapa 2 – Defesa do Pré-Projeto de Pesquisa e Avaliação do Curriculum Vitae

b) Nível doutorado: A defesa do Pré-Projeto de Pesquisa terá peso 3 (três). O candidato fará o pré-projeto de pesquisa de sua Tese e será arguido pela Comissão de Seleção sobre o mesmo. O candidato fará uma apresentação oral (10 minutos) do pré-projeto de pesquisa de sua Tese e logo após será arguido pela Comissão de Seleção sobre o mesmo.

 

LEIA-SE:

3.1.2 – Etapa 2 – Defesa do Pré-Projeto de Pesquisa e Avaliação do Curriculum Vitae

b) Nível doutorado: A defesa do Pré-Projeto de Pesquisa terá peso 3 (três). O candidato fará uma apresentação oral (10 minutos) do pré-projeto de pesquisa de sua Tese e logo após será arguido pela Comissão de Seleção sobre o mesmo.

 

ONDE SE LÊ:

3.1.2.1.1 – São critérios para a defesa do pré-projeto: a) contextualização teórico-metodológica dos tópicos envolvidos, demonstrando capacidade do uso do vernáculo, clareza e consistência para atingir seus objetivos (25%); b) pertinência da bibliografia quanto ao objeto, justificativa e problematização (15%); c) consistência da pesquisa proposta, demonstração de conhecimento dos autores principais da área bem como dos debates atuais (20%); d) demonstração de autonomia intelectual e pensamento crítico (20%); g) viabilidade econômica e exequibilidade do projeto (20%);

 

LEIA-SE:

3.1.2.1.1 – São critérios para a defesa do pré-projeto: a) contextualização teórico-metodológica dos tópicos envolvidos, demonstrando capacidade do uso do vernáculo, clareza e consistência para atingir seus objetivos (25%); b) pertinência da bibliografia quanto ao objeto, justificativa e problematização (15%); c) consistência da pesquisa proposta, demonstração de conhecimento dos autores principais da área bem como dos debates atuais (20%); d) demonstração de autonomia intelectual e pensamento crítico (20%); e) viabilidade econômica e exequibilidade do projeto (20%);

 

ACRÉSCIMO DE UMA LINHA TABELA DO ITEM 3.1.1.2 – A prova de Interpretação Científica poderá ser realizada em locais distintos, com coincidência de datas e horários. Locais extras de realização de prova:

CANCELAMENTO DA LINHA 6 TABELA DO ITEM 3.1.1.2  

Locais extras de realização das provas

Professor Colaborador Responsável pela aplicação da prova

Belém, Pará, Universidade Federal do Pará

Prof. Dr. Marcelo Rollnic

Fortaleza, Ceará, Universidade Federal Do Ceará, Laboratório de Ciências do Mar

Prof. Dr. Luis Ernesto Arruda Bezerra

Salvador, Bahia, Universidade Federal da Bahia

Prof. Dr. Paulo Mafalda Junior

Rio de Janeiro, Universidade Estadual do Rio do Janeiro

Profa. Dra. Silvia Dias Pereira

São Paulo, Universidade de São Paulo – Instituto Oceanográfico

Prof. Dr. Rubens Cesar Lopes Figueira

 Universidade Federal de São Paulo - Baixada Santista. Sala 204 da Unidade 2. Rua Carvalho de Mendonça, 144 - Encruzilhada - Santos/SP - CEP: 11070-100   Prof. Dr Ítalo Braga

Florianópolis, Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenadoria Especial de Oceanografia

Prof. Dr. Pedro Pereira de Souza

Universidade Federal do Maranhão - Departamento de Oceanografia e Limnologia

Prof. Dr Jorge Junes

Cuba:
Especialista Principal para la Ciencia, la Tecnología y el Medio Ambiente - Instituto de Meteorología, INSMET.

Loma de Casablanca, Regla.
Apartado Postal 17032, CP 11700,  La Habana 17, Cuba.

Tel: (53-7) 868-6699; E-mail: daysarih.tapanes@insmet.cu

 

Dr. Daysaríh Tápanes Robau

França: IFREMER, Unité de Recherche Lagons, Ecosystèmes et Aquaculture Durable – BP32078- 98846 Nouméa Cedex - New Caledonia - romain.le.gendre@ifremer.fr

Dr. Romain Le Gendre 

Department of Chemistry & CESAM

University of Aveiro, 3810-193 Aveiro, PORTUGAL

aduarte@ua.pt

Dr Armando da Costa Duarte

 

 

 

 

Resultado da Homologação das Inscrições

 

Mestrado  - Clique aqui - CORRIGIDO

Doutorado - Clique aqui

 

Resultado da Etapa 1

Mestrado  - Clique aqui 

Doutorado - Clique aqui

 

Horário Defesa de Pré-projeto

Mestrado  - Clique aqui 

Doutorado - Clique aqui

 

Resultado da Etapa II e Resultado Final

Mestrado  - Clique aqui 

Doutorado - Clique aqui

Data da última modificação: 05/12/2018, 11:02