Destaques Destaques

Voltar

Palestra: Planejamento Espacial Marinho (Marine Spatial Planning - MSP)

 

 
 

José Guerreiro nasceu em Lisboa em 1958. Licenciou-se em Biologia e Doutorou-se em Ecologia e Biossistemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde é Professor do Departamento de Biologia Animal. Desenvolve a sua área de investigação em Governança Ambiental e Marinha. Leciona Política e Direito do Ambiente, Gestão Ambiental, Biologia Ambiental e Conservação, Ecoturismo, e Governança do Meio Marinho. É membro do Conselho Científico do Mestrado em Ecologia e Gestão Ambiental da FCUL.

É Co-Coordenador do Mestrado em Gestão e Governança Ambiental na Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto em Luanda em colaboração com a FCUL e regente da disciplina de Ecologia, Planeamento e Gestão Costeira na Faculdade de Ciências da Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique. É coordenador da iniciativa de empreendedorismo MARE STARTUP e co-coordenador da Pós-Graduação Ciências, Gestão e Administração do Mar em colaboração com a Universidade Católica Portuguesa.

É membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em representação do Conselho Nacional das Ordens Profissionais desde 2001. É membro do Conselho Consultivo do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas I.P. desde Novembro de 2016.

Foi Secretário de Estado do Ambiente do XIII Governo Constitucional (97-99), Membro do Conselho Diretivo e Presidente do Instituto de Promoção Ambiental (95-97), Presidente da Comissão de Acompanhamento da Obra da Ponte Vasco da Gama (96-97), Diretor-Geral do Ambiente (1997). Foi Bastonário da Ordem dos Biólogos, entre 2001 e 2008, sendo atualmente membro permanente do Conselho Nacional da Ordem dos Biólogos.  Foi Administrador Executivo do Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa entre 2001 e 2007 e de 2010 a 2015.

Interesses Científicos

Política e Governança de Ambiente e do Mar.
Conservação da Natureza.
Gestão Ambiental.
Ecoturismo.
Data da última modificação: 11/03/2020, 15:41