PPGIC abre inscrições para escola de verão focada no “Estudo de Caso Ampliado”

A inscrição é aberta a todos(as) os(as) estudantes dos programas de pós-graduação da UFPE e deve ser realizada no período de 28 de dezembro de 2022 a 25 de janeiro de 2023

Como articular processos locais e dinâmicas globais? De que forma dar conta do contexto no qual está inserido os nossos objetos de estudos? Como explicar as diferenças entre casos, sem os reduzir a leis gerais ou considerá-los incomparáveis? De que maneira contribuir para a reconstrução e extensão da teoria a partir de um estudo de caso singular?

Estas questões metodológicas estarão no cerne da Escola de Verão focada sobre o “Estudo de Caso Ampliado” organizada pelo PPGIC/CAA e ministrado pelo professor visitante Sébastien Antoine em fevereiro e março de 2023.

Idealizado em Berkeley pelo sociólogo de origem britânica Michael Burawoy – combinando herança da Escola de Antropologia Social de Manchester e diálogo crítico com a Sociologia de Chicago – o Estudo de Caso Ampliado ganhou uma extensão disciplinar significativa nas últimas décadas: da sociologia e antropologia, até os campos das ciências sociais aplicadas (marketing, análise do consumo, estudos organizacionais, etc.), da ciência política, da educação ou da análise de dados computadorizada.

Praticamente, esta Escola de Verão híbrida acontecerá em três fases: (1) Uma primeira semana intensiva de aproximação inicial com a proposta metodológica; (2) Ateliês de seguimento organizados nas quintas a tarde e acompanhando semana após semana a sua mobilização em vários contextos disciplinares; (3) Um seminário conclusivo juntando pesquisadores com experiência do uso da metodologia no contexto nordestino.

A participação está aberta para todo·a·s o·a·s estudantes dos programas de pós-graduação da UFPE, incentivando um diálogo interdisciplinar, e será valorizada na forma da disciplina eletiva "PAD920 Tópicos Especiais - Estudo de Caso ampliado" (60h) da grade curricular do PPGIC.

As inscrições serão realizadas via o formulário Google Form até o dia 25 de janeiro de 2023 - privilegiando candidata·o·s demonstrando uma convergência entre os seus projetos de pesquisa e proposta metodológica.

Programação:

Semana Inicial: Fundamentos do Estudo de Caso Ampliado