Informes Informes

27/11/2020 Colóquio (WEBINAR) Nanotecnologia verde - Helinando P. de Oliveira (Pós-Graduação em Ciência dos Materiais, Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF - Petrolina)

Título:

Nanotecnologia verde

Coloquialista:

Resumo:

A escassez das fontes de energia de origem fóssil e a degradação ambiental causada pela espécie humana são fatores que influenciam o desenvolvimento de uma ciência favorável à descontaminação e recomposição do meio ambiente. O desafio da nanotecnologia verde é o de resolver os grandes problemas contemporâneos sem agredir a natureza, seja na produção de novos antibacterianos ou em sistemas de armazenamento de energia bioconsumíveis. A estratégia de transformar lixo em insumo faz a nanotecnologia "mimetizar" a natureza e buscar soluções naqueles materiais que figuravam como descartes e contaminantes. Neste colóquio serão apresentados os resultados mais recentes desenvolvidos no Instituto de Pesquisa em Ciência dos Materiais da Univasf relativamente à aplicação dos conceitos da economia circular na produção de novos sistemas para o controle de superbactérias, lasers randômicos e de armazenadores de energia (supercapacitores).

Data, horário e local:

27 de novembro de 2020, (sexta-feira) 16h

Ambiente Virtual: Google Meet

Segue endereço do Webinar:

meet.google.com/ink-wpxo-imy

Orientações:

1. Entrar com o microfone desligado.

2. Entrar de preferência logado com o novo email institucional (@ufpe.br)

Clique aqui para o PDF do cartaz com link do canal

Data da última modificação: 26/11/2020, 15:38