Informes Informes

24/03/2023 Colóquio (PRESENCIAL) Uma visão geral da fenomenologia de gravitação quântica – Prof. Iarley P. Lobo, da Universidade Federal da Paraíba

Segue abaixo informações sobre o Colóquio que será apresentado nesta sexta-feira, dia 24/03/2023

Palestrante:
Prof. Iarley P. Lobo
Universidade Federal da Paraíba

Título:

Uma visão geral da fenomenologia de gravitação quântica

Resumo:

Vamos abordar de maneira geral o problema da gravitação quântica e a abordagem pragmática chamada “fenomenologia de gravitação quântica”. Através de alguns exemplos, vamos apresentar alguns candidatos para observáveis que podem ser janelas para esse regime através do necessário balanço “presença de amplificadores x precisão das medições” em cenários envolvendo astrofísica e experimentos tabletop (que podem testar desvios da simetria de Lorentz, por exemplo). Ao final, vamos discutir algumas linhas de pesquisa que nosso grupo tem abordado nesse tema e traçar algumas perspectivas para o futuro.

Short-Bio:

Possui bacharelado e mestrado em Física pela Universidade Federal da Paraíba (2012 e 2013) e doutorado em Física e Astrofísica Relativística pela Università di Roma ''La Sapienza'' e ICRANet (2017). Fez pós-doutorado no departamento de Física da Universidade Federal da Paraíba (2017-2019) e foi Professor Visitante no Departamento de Física da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais (2019-2021). Atualmente é Professor Adjunto A do Departamento de Química e Física da Universidade Federal da Paraíba, Campus II, em Areia. Trabalha na área de Relatividade e Gravitação, atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia de gravitação quântica, geometrias não-Riemannianas, teorias modificadas da gravitação e termodinâmica de buracos negros.

Data: 24/03/2023

Local / Horário: