Informes Informes

Voltar

05/03/2021 Colóquio (WEBINAR) Efeitos quânticos macroscópicos em matéria condensada e dispositivos de estado sólido - Amir O. Caldeira (IFGW-UNICAMP)

Título:

Efeitos quânticos macroscópicos em matéria condensada e dispositivos de estado sólido.

 

Coloquialista:

Amir O. Caldeira (IFGW-UNICAMP)

 

Resumo:

A nossa intenção nesta palestra é introduzir as idéias básicas do que chamamos de efeitos quânticos macroscópicos, mostrar onde encontrá-los e por que estudá-los.

Vamos abordar o problema apresentando um dispositivo supercondutor micrométrico – o SQUID – que funciona como um “átomo gigante” e onde efeitos como a quantização da energia e o tunelamento quântico estão presentes. Discutiremos ainda quais são as implicações da ocorrência destes efeitos nestes sistemas e as possíveis limitações às quais estão sujeitos.

Outros exemplos em materiais supercondutores e sistemas magnéticos serão também abordados, assim como alguns resultados experimentais que evidenciam a existência de efeitos quânticos macroscópicos em matéria condensada.

Para finalizar, mencionaremos potenciais aplicações destes efeitos, notadamente em computação e informação quântica, e o seu impacto na fundamentação da mecânica quântica

 

Data, horário e local:

05 de março de 2021, (sexta-feira) 16h

Ambiente Virtual: Google Meet

Segue endereço do Webinar:

https://meet.google.com/izf-yiko-jfd

 

Orientações:

1. Entrar com o microfone desligado.

2. Entrar com o email institucional (@ufpe.br)

 

Clique aqui para o PDF do cartaz com link do canal

Data da última modificação: 03/03/2021, 12:25