Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes

Para interessados em fazer Mestrado

Seleção:

 

-Como faço para ser discente regular do curso?

O candidato deverá ser aprovado e classificado na Seleção de Mestrado, que é realizada anualmente, geralmente no início do segundo semestre, para ingresso dos classificados no primeiro semestre do ano seguinte. 

 

-O que devo saber antes de me inscrever na Seleção?

O candidato deve buscar conhecer como funciona o Programa: suas Linhas de Pesquisa, Projetos de Pesquisa, Corpo Docente, etc. Todas estas informações estão no nosso site. Além de buscar informações sobre como funciona a Seleção.

 

-Onde encontro informações sobre a Seleção?

As informações sobre as Seleções passadas estão na Aba “Seleções” no nosso site. 

 

-Como funciona a Seleção?

As regras contidas no Edital podem mudar de um ano para o outro. Mesmo assim, os Editais passados podem servir de base para conhecer como funciona o certame. Assim que o Edital é lançado (publicado no Boletim  Oficial da UFPE), o divulgamos no nosso site.

 

-Como saberei qual será o meu Orientador?

Após a Seleção, aos classificados será atribuído um orientador pelo Programa, de acordo com o tema do Projeto de Pesquisa e sua aderência às linhas de pesquisa, e também levando-se em consideração a limitação de quantidade de orientações que um docente pode ter ao mesmo tempo. De toda forma, sugerimos fortemente que os candidatos procurem os possíveis orientadores para mostrar o projeto de pesquisa e se apresentar.

 

-Caso seja classificado dentro das vagas na Seleção, terei bolsa de estudos?

Não necessariamente. O Programa tem uma quantidade de bolsas DS Capes cota do curso limitada, e que é atualizada anualmente pela Capes. Quando a Seleção termina, ainda não temos a informação sobre a quantidade de bolsas disponíveis que teremos no início do ano seguinte. Quando estas bolsas são disponibilizadas pela Capes, a Comissão de Bolsas do Programa distribuirá de acordo com as regras contidas na Normativa Interna de Bolsas do Programa (disponível para consulta no nosso site). Além deste tipo de bolsa, inscrevemos os Projetos Aprovados em Edital de bolsas da FACEPE, e o docente, cujo projeto for associado, distribuirá a bolsa, caso seja aprovado no edital. Também tentamos captar bolsas através de Edital da PROPG (Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFPE).

 

Alunos em Disciplinas Isoladas (Especiais e de Outro PPG UFPE)

-Tenho Graduação e desejo fazer disciplinas isoladas no PPGFil. Como proceder?

Pessoas com Graduação concluída podem cursar disciplinas no PPGFil. São denominados Alunos Especiais os que não necessariamente têm vínculo com a UFPE, mas que desejam cursar as disciplinas optativas do curso para aproveitamento de carga horária futura no Programa (caso se torne discente regular do curso posteriormente) ou em outra instituição. As informações e inscrições para Alunos Especiais normalmente são divulgadas nos Informes do nosso site, e costumam ocorrer no início de cada semestre.

Alunos de outros PPGs da UFPE também podem cursar disciplinas no PPGFil, desde que solicite no SIGAA, e a solicitação seja aprovada pelo Programa de origem e também pelo PPGFil.

 

Para discentes

 

-Fui classificado dentro das vagas da Seleção. Como faço a matrícula?

Caso o candidato não tenha enviado a comprovação de conclusão do curso de Graduação, deverá enviar antes da matrícula, sob pena de perder o direito à vaga. Os demais documentos, caso não tenham se modificado entre a inscrição na Seleção e o período de matrículas, não precisam ser reenviados.

 

No início do ano, cadastramos os classificados na Seleção e divulgamos um período de matrículas para todos os discentes do PPGFil. Esta matrícula é realizada no sistema SIGAA UFPE. Clique Aqui para acessar o Tutorial do SIGAA para Discentes.

 

Além do SIGAA, os discentes devem cadastrar o ID UFPE, que permite acesso ao WIFI UFPE, e-mail institucional e às ferramentas Google vinculadas ao e-mail (Gmeet, Drive, Agenda, etc). Clique aqui para solicitar ID UFPE.

 

-Como solicitar documentos, como Declaração de Vínculo ou Matrícula, Histórico Escolar, etc?

No próprio SIGAA ( em “Emissão de Documentos”) o discente consegue emitir Declarações e Histórico Escolar. Estes documentos são gerados com autenticação digital, o que permite verificação de autenticidade online. Documentos que o SIGAA não emite podem ser solicitados via formulário eletrônico (“Solicitações Diversas”), cujo link se encontra na Aba Documentos e Formulários do nosso site.

 

Disciplinas (Créditos obrigatórios e optativos, frequência, conceitos)

Quantas disciplinas devo cursar?

De acordo com a Estrutura Curricular vigente, devem ser cursados 12 créditos em disciplinas obrigatórias e 12 créditos em disciplinas/atividades complementares optativas. 

Cada crédito equivale a 15h, e nossas disciplinas são de 30 ou 60h (2 ou 4 créditos). A quantidade de disciplinas cursadas necessárias para concluir os créditos pode variar, pois há também a possibilidade de cumprir os créditos através de Atividades Complementares.

 

Há alguma sugestão de matrículas ao longo do curso?

Geralmente, as disciplinas são cursadas no primeiro ano de curso. 

Com relação às disciplinas obrigatórias, metade dos créditos são cursados no primeiro semestre e a outra metade no segundo semestre. O mesmo ocorre com relação às optativas. As disciplinas optativas têm carga horária de 30h (equivale a 2 créditos). Isto significa que, na prática, se cursarão 3 disciplinas optativas no primeiro semestre e 3 disciplinas optativas no segundo semestre. Estes créditos também podem ser cumpridos em forma de componentes curriculares chamados de Atividades, como por exemplo Submissão de Trabalhos Acadêmicos, Participação em Eventos Acadêmicos, etc.

 

Posso cursar disciplinas isoladas para integralizar os créditos?

Sim, o Art. 22 do Regimento Interno do Curso (disponível na Aba Documentos e Formulários) prevê a possibilidade de aproveitamento de créditos de disciplinas cursadas em outros cursos de pós-graduação stricto sensu ou cursados no próprio programa, mesmo antes de ser aluno regular do curso (como aluno especial, por exemplo), desde que a disciplina tenha sido cursada há pelo menos 3 anos. O discente também pode solicitar matrícula em disciplina de outro PPG da UFPE, desde que tenha autorização dos dois cursos.

 

Tenho disciplinas cursadas e gostaria de aproveitar os créditos para a integralização do curso. Como devo proceder?

O discente deve preencher formulário eletrônico de Aproveitamento de Créditos (disponível na Aba Documentos e Formulários) e aguardar avaliação e aprovação do Colegiado do curso. O aproveitamento pode ser por equivalência (a alguma disciplina da Estrutura do PPGFil) ou sem equivalência. Também deve ser respeitado o prazo de validade de 3 anos dos créditos.

 

Além das disciplinas, há mais alguma atividade a ser cumprida no curso?

Sim, é necessário realizar a Qualificação da Dissertação, no prazo de até 18 meses de curso. Por exemplo, se o discente ingressou no curso no mês de Março, deverá qualificar a Dissertação até o final de Agosto do ano seguinte.

 

No que consiste a Qualificação?

A Qualificação da Dissertação constará de defesa oral de pelo menos cinquenta por cento do material previsto para a dissertação, previamente enviados para análise dos examinadores. A banca examinadora de Qualificação será composta obrigatoriamente pelo(a) Docente Orientador(a) da Dissertação e pelo menos dois (2) Docentes indicados pelo Orientador (a) e aprovados pelo Colegiado. Para agendamento da Qualificação, o orientador deverá preencher o Formulário de Agendamento de Qualificação, disponível na Aba Documentos e Formulários. Mais detalhes sobre a Qualificação podem ser consultadas no Regimento Interno do curso, no Art. 45.

 

É possível prorrogar o prazo de conclusão do curso?

Sim, por até 6 meses. Para isto, o discente precisará preencher o formulário de Prorrogação de Prazo, disponível na Aba Documentos e Formulários, encaminhar para a Coordenação, que solicitará ciência ao orientador, juntamente com um parecer acerca do estágio de desenvolvimento do trabalho, anuência com relação à prorrogação, e declaração que conste cronograma previsto para conclusão. O pedido passará por apreciação do Colegiado.

 

É possível trancar o curso?

Sim, neste caso, o curso ficará trancado por até 6 meses, não sendo este período considerado para efeito de contabilização do prazo máximo exigido para a conclusão do curso. O trancamento só poderá ocorrer se aprovado em Colegiado e com as devidas justificativas e comprovações pertinentes. O discente deverá preencher o formulário eletrônico disponível na Aba Documentos e Formulários. O discente deverá se matricular imediatamente após terminado o prazo de trancamento. Caso não se matricule, poderá perder o vínculo com o Programa (Art. 17). 

 

Cumpri todos os requisitos para realizar a defesa: cumpri os créditos exigidos, fui aprovado na qualificação. Como faço para realizar a defesa?

A  Dissertação deverá ser encaminhada, a cada membro da Banca Examinadora, com prazo de até 20 (vinte) dias antes da defesa. A defesa da Dissertação dependerá do parecer final e autorização do(a) Orientador (a) ,que deverá encaminhar, ao Colegiado, solicitação de composição da Comissão Examinadora. Esta solicitação deve ocorrer por preenchimento do formulário eletrônico de Proposta de Banca, disponível na Aba Documentos e Formulários. A partir do formulário, a Coordenação (ou o orientador) cadastrar a banca no SIGAA, e encaminhará a documentação ao orientador ou presidente da banca.

 

Após defender a Dissertação e ser aprovado, o que devo fazer?

Após ser aprovado na Defesa, o discente deverá realizar as alterações sugeridas pela banca e encaminhar versão final para que o orientador aprove, através do SIGAA. Após esta aprovação, o discente deverá obter a Ficha Catalográfica com a Biblioteca do CFCH para inserir na Dissertação, e realizar o Depósito na BDTD, na Biblioteca Central da UFPE. Em seguida, deverá realizar o envio da documentação, através do SIGAA, para solicitar abertura do processo de Expedição de Diploma. 

Procedimentos Pós-Defesa no SIGAA: Clique aqui.
Data da última modificação: 25/09/2023, 15:25