Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Tese de Doutorado n.º 4 em 2021

“HISTOLOGIA E MICROANATOMIA ÓSSEA DE PELOMEDUSOIDES (TESTUDINES, PLEURODIRA) DO BRASIL: UMA PERSPECTIVA PALEOECOLÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE PALEOHISTOLÓGICA”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Tese de Doutorado n.º 4 em 2021

 

Aluno(a): Mariana Valéria de Araújo Sena

 

Orientador(a): Prof. Dr. Gustavo Ribeiro de Oliveira

 

Coorientador(a): -

 

Título: “HISTOLOGIA E MICROANATOMIA ÓSSEA DE PELOMEDUSOIDES (TESTUDINES, PLEURODIRA) DO BRASIL: UMA PERSPECTIVA PALEOECOLÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE PALEOHISTOLÓGICA”

 

Data: 22/03/2021

 

Horário: 14h

 

Local: videoconferência através do Google Meet.

Link da transmissão ao público: http://meet.google.com/wwh-stxs-vrh

 

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Gustavo Ribeiro de Oliveira (Orientador)

2.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Juliana Manso Sayão (PPGEOC/CTG/UFPE)

3.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Marina Bento Soares (UFRJ)

4.º Examinador(a): Prof. Dr. Pedro Seyferth Ribeiro Romano (UFV)

5.º Examinador(a): Prof. Dr. Renan Alfredo Machado Bantim (URCA)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Édison Vicente Oliveira (PPGEOC/CTG/UFPE)

2.º Examinador(a): Dr. Rafael César Lima Pedroso de Andrade

 

Resumo:

 

Pelomedusoides (Testudines: Pleurodira) é um grupo no qual Araripemydidae, Euraxemydidae, Bothremydidae, Podocnemididae e Pelomedusidae estão inseridos. Neste estudo foram amostrados espécimes das seguintes unidades litográficas: Cretáceo Inferior das Formações Crato e Romualdo, Bacia do Araripe (Araripemys barretoi e Cearachelys placidoi); Cretáceo Superior da Formação Adamantina, Superssequência Bauru (Bauruemys elegans); Grupo Ribeirão Boiadeiro (Pelomedusoides indet.) e Paleógeno da Bacia de São José de Itaboraí (Podocnemididae indet.). Neste trabalho foi realizada uma análise histológica e microanatômica de placas ósseas do casco, vértebras cervicais e ossos longos de Pelomedudoides, incluindo cinco táxons fósseis e para fins comparativos foram utilizados dois táxons de Chelidae atuais. Os resultados indicam que os índices de compactação óssea do casco são incongruentes com os hábitos de vida das tartarugas indicados pelos dados ambientais. As vértebras cervicais de Pelomedusoides possuem padrão histológico conservativo com a região interna preenchida por osso esponjoso circundada por uma camada fina de osso compacto. Pelo padrão histológico II ambos podcnemidídeos, Cearachelys placidoi e um Pelomedusoides indet. tiveram modo de vida semiaquático/aquático, enquanto Araripemys barretoi teve estilo de vida terrestre. O xifiplastrão de C. placidoi apresenta redução do tecido esponjoso no sentido craniocaudal, caracterizado por uma compactação mais acentuada na sua porção caudal. Essa placa plastral mostra ser o único elemento que apresenta ossificação metaplástica, caracterizada pela incorporação de feixes de fibras estruturais entrelaçadas. O esqueleto apendicular de um dos espécimes de A. barretoi indicaque o indivíduo atingiu sua maturidade sexual. Por fim, foi identificado o primeiro registro de tecido plywood-like em Pleurodira, mais especificamente, na placa costal do Pelomedusoides indet. CR-CHA-1926. Em estudos anteriores esse tipo de tecido ósseo foi descrito apenas nas tartarugas de casco mole, os trioniquídeos. Os dados histológicos revelam informação suplementar à morfologia externa do casco e evidencia a influência de aspectos fisiológicos no arranjo microestrutural dos ossos apendiculares.

 

Palavras-chave: Cretáceo; Osteohistologia; Paleógeno; Tartarugas.