Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 1 em 2020

“INTEGRAÇÃO DE DADOS AEROGEOFÍSICOS E DE SENSORIAMENTO REMOTO PARA A CARATERIZAÇÃO GEOLÓGICA DA REGIÃO DE ITAPETIM (PE) E TEIXEIRA (PB), E SELEÇÃO DE ALVOS PRIORITÁRIOS PARA MINERALIZAÇÃO DE OURO”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 1 em 2020

 

Aluno(a): Laís Cristina Leite Pereira

 

Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Thais Andressa Carrino

 

Coorientador(a): Prof. Dr. João Adauto de Souza Neto (UFPE) e Prof. Dr. Lauro Cézar Montefalco de Lira Santos (UFPE)

 

Título: “INTEGRAÇÃO DE DADOS AEROGEOFÍSICOS E DE SENSORIAMENTO REMOTO PARA A CARATERIZAÇÃO GEOLÓGICA DA REGIÃO DE ITAPETIM (PE) E TEIXEIRA (PB), E SELEÇÃO DE ALVOS PRIORITÁRIOS PARA MINERALIZAÇÃO DE OURO”

 

Data: 17/01/2020

 

Horário: 9h

 

Local: Sala de Projeções do Departamento de Geologia (sala 522), localizada no 5.º (quinto) andar do edifício escolar do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Lauro Cézar Montefalco de Lira Santos (Coorientador)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Adejardo Francisco da Silva Filho (PPGEOC/CTG/UFPE)

3.º Examinador(a): Dr.ª Rosa Elvira Correa Pabón (ITV)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Admilson da Penha Pacheco (UFPE)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Alvaro Penteado Crósta (UNICAMP)

 

Resumo:

 

As geotecnologias têm desempenhado um papel de grande importância no âmbito da geologia econômica. Dados de geofísica e sensoriamento remoto, pelo fato de proporcionarem ampla cobertura e serem relativamente baratos quando comparados a métodos diretos (como a geoquímica), facilitam a identificação e caracterização de novos alvos prospectivos. A região do Distrito de Itapetim, localizada na porção central da Província Borborema, é conhecida por sua mineralização de ouro há mais de sete décadas e ainda necessita de estudos que indiquem o seu atual potencial metalífero. Neste contexto, a presente pesquisa mostra uma abordagem envolvendo descrição detalhada de dados de magnetometria, gamaespectrometria, espectroscopia de refletância e imagens multiespectrais, balizados por dados de campo e petrografia. Os dados de magnetometria mostram o predomínio de lineamentos magnéticos de direções NE-SW e E-W, os quais apresentam correlação com zonas de cisalhamento e falhas da região, indicando, também, que os principais controles para as ocorrências de ouro estão representados por áreas fortemente magnetizadas. Dados radiométricos (K, eTh, eU) indicam que as áreas mineralizadas apresentam enriquecimento em K, correlacionáveis a uma assembleia mineral dominada por quartzo, feldspato potássico e turmalina. Dados de espetroscopia de reflectância foram utilizados para criar bibliotecas espectrais referentes às litologias de unidades regionais e a rochas alteradas de setores de garimpos (Santo Aleixo e Degredo). As curvas espectrais de rochas alteradas são dominadas pela presença de turmalina (~2200, ~2245, ~2300 e ~2366nm) e sericita (~1900, ~2200nm), no setor Degredo, e (2) epidoto (~2250 e ~2340nm) e biotita (~2250 e ~2350nm), no setor Santo Aleixo, tais fases representam a principal assembleia de minerais hidrotermais com feições de absorção características na faixa SWIR. Dados de imageamento, particularmente imagens do sensor Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer (ASTER), permitiram, através da técnica aritmética de bandas, a cartografia de zonas ricas em vegetação, óxidos de ferro e caulinita. Áreas enriquecidas neste último mineral cartografam, indiretamente, os principais corpos graníticos da região, cuja gênese é tida como concomitante às ocorrências de ouro de Itapetim. Os resultados atestam que os dados geofísicos mostram padrões confiáveis relacionados às mineralizações de Au, bem como indicam a viabilidade de utilização de espectroscopia de reflectância e imageamento multiespectral em estudos de depósitos de ouro similares ao de Itapetim.

 

Palavras-chave: Ouro; Magnetometria; Gamaespectrometria; Espectroscopia de Refletância; ASTER.