Notícias Notícias

Voltar

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 9 em 2020

IDENTIFICAÇÃO SISTEMÁTICA DE VERTEBRADOS CRETÁCICOS DA SUB-BACIA JAMES ROSS (PENÍNSULA ANTÁRTICA) POR MEIO DA ANÁLISE OSTEOHISTOLÓGICA

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 9 em 2020

 

Aluno(a): Lúcia Helena de Souza Eleutério

 

Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Juliana Manso Sayão

 

Coorientador(a): -

 

Título da pré-tese: “IDENTIFICAÇÃO SISTEMÁTICA DE VERTEBRADOS CRETÁCICOS DA SUB-BACIA JAMES ROSS (PENÍNSULA ANTÁRTICA) POR MEIO DA ANÁLISE OSTEOHISTOLÓGICA”

 

Data: 24/07/2020

 

Horário: 14h

 

Local: http://stream.meet.google.com/stream/bd9f0fe8-9a20-4eca-9239-d1e1ba8794ab

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Juliana Manso Sayão (Orientadora)

2.º Examinador(a): Dr.ª Sonia Maria Oliveira Agostinho da Silva (PPGEOC/CTG/UFPE)

3.º Examinador(a): Prof. Dr. Gustavo Ribeiro de Oliveira (PPGEOC/CTG/UFPE)

4.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Marina Bento Soares (UFRJ)

5.º Examinador(a): Prof. Dr. Renan Alfredo Machado Bantim (URCA)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Enelise Katia Piovesan (PPGEOC/CTG/UFPE)

2.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Flaviana Jorge de Lima (UFCA)

 

Resumo:

 

Os fósseis da Antártica podem ser considerados bastante raros, inclusive em termos de vertebrados. A maioria dos materiais tetrápodes apresenta aspecto fragmentado e desarticulado, dificultando a identificação. A análise paleohistológica ajuda a identificar esses animais através dos registros de vida na microestrutura óssea. É possível verificar padrões de crescimento, modo de vida e uma série de adaptações ecológicas e fisiológicas. Poucos trabalhos com paleohistologia foram realizados em répteis da Antártica. O objetivo deste estudo foi identificar o grupo de tetrápodes cretáceos preservados na Sub-bacia James Ross (Península Antártica) por análise histológica comparando sua microestrutura com outras biotas gondwânicas e de outros continentes. O material utilizado é proveniente da exepdição PALEOANTAR coletada entre os anos de 2015 e 2016. Foram selecionados 20 fragmentos de répteis não identificados morfologicamente para confecção das lâminas osteohistológicas. Répteis aquáticos associados a Plesiosauria e Mosasauria foram encontrados, além de uma microestrutura não identificada por ausência de estudos realizados. Para Plesiosauria, foram observados animais com hábitos de vida variados em diferentes estágios ontogenéticos. Em Mosasauria, animais hidropélvicos e plesiopélvicos integraram partes das amostras. Estruturas osteoporóticas, paquiostóticas, osteocleróticas e paquitosocleróticas foram encontradas na microanatomia desses espécimes aquáticos. Com a adaptação secundária à uma vida aquática diversificada, diferentes microestruturas e tecidos foram visualizados. O dinossauro terrestre Ankylosauria também foi associado com osteodermo e fragmento ósseo corporal em partes da análise. Este estudo integra mais informações sobre a microestrutura e padrões microanatômicos de répteis antárticos. Contribui para um maior conhecimento da história evolutiva, diversidade e paleobiologia da fauna na Península Antártica e seu vínculo passado com o supercontinente Gondwana.

 

Palavras-chave: Paleohistologia; Répteis; PALEOANTAR; Antártica; Cretáceo.