Notícias Notícias

Voltar

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 8 em 2018

“ANÁLISE DE EXSUDAÇÕES DE ÓLEO ATRAVÉS DE SENSORIAMENTO REMOTO NA REGIÃO DO PLATÔ DE PERNAMBUCO: CORRELAÇÃO DE OCORRÊNCIAS COM FEIÇÕES ESTRUTURAIS”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 8 em 2018

 

Aluno(a): Hewerton Alves da Silva

 

Orientador(a): Prof. Dr. José Antonio Barbosa

 

Coorientador(a): Prof. Dr. João Rodrigues Tavares Júnior (UFPE) e Prof.ª Dr.ª Thais Andressa Carrino

 

Título da pré-tese: “ANÁLISE DE EXSUDAÇÕES DE ÓLEO ATRAVÉS DE SENSORIAMENTO REMOTO NA REGIÃO DO PLATÔ DE PERNAMBUCO: CORRELAÇÃO DE OCORRÊNCIAS COM FEIÇÕES ESTRUTURAIS”

 

Data: 28/06/2018

 

Horário: 9h

 

Local: Sala de Projeções do Departamento de Geologia (sala 522), localizada no 5.º (quinto) andar do edifício escolar do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. José Antonio Barbosa (Orientador)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Mário Ferreira de Lima Filho (PPGEOC/UFPE)

3.º Examinador(a): Dr. Fernando Pellon de Miranda (PETROBRAS)

4.º Examinador(a): Dr.ª Cristina Maria Bentz (PETROBRAS)

5.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Helenice Vital (UFRN)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Tiago Siqueira de Miranda (PPGEOC/UFPE)

2.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Josiclêda Domiciano Galvíncio (UFPE)

 

Resumo:

 

A Bacia de Pernambuco representa uma fronteira exploratória offshore com aproximadamente 24.000km2, no Nordeste do Brasil. A região de águas profundas do Platô de Pernambuco compreende depocentros profundos (até 8km), e grandes altos externos do embasamento, com um alto potencial petrolífero. Esta investigação apresenta um mapeamento das exsudações naturais de óleo (seeps), e sua relação com o arcabouço estrutural da bacia. O estudo objetivou detectar, classificar as ocorrências quanto a sua potencialidade como exsudação de hidrocarboneto, e analisar o controle exercido pelas estruturas regionais no processo de migração acumulação de óleo. A pesquisa se baseou na investigação de 58 imagens de radar SAR, obtidas a partir do satélite ENVISAT. As imagens foram fornecidas pela Agência Espacial Europeia (European Space Agency - ESA), e abrangem um período de tempo entre 2004 a 2007. Cada imagem representa cobertura de 65km x 65km. Um total de 28 ocorrências de seeps foram identificadas, e uma análise de validação multi-critérios (dados ambientais, e dados geofísicos) mostraram que um número entre 15 e 20 ocorrências formaram 4 clusters consistentes com exsudações naturais de óleo geradas a partir de um sistema petrolífero ativo. O primeiro e o segundo grupo de exsudações estão localizados nas porções norte e sul da borda leste do Alto do Maracatu, o qual apresenta direção NNE-SSW. O terceiro cluster de exsudações está localizado no limite nordeste do platô, próximo a borda do Alto de Itamaracá. Um quarto grupo de seeps está localizado sobre o Graben de Guadalupe, entre os altos de Gaibu e Xaréu, na região central do platô. Seeps isolados, ocorrem ao longo da margem distal leste do platô, e estas provavelmente apresentam indicam menor potencial para grandes acumulações de óleo em subsuperfície. As exsudações encontradas ao longo da borda leste do Alto do Maracatu, e na região central do platô apresentam forte correlação com as exsudações de óleo encontradas por meio da campanha de amostragem de piston core, realizada pela ANP em 2005. A localização de exsudações naturais de óleo mostra também forte correlação com os sistemas de falhas que bordejam os principais depocentros do platô. Os resultados obtidos podem ser utilizados para reduzir o risco exploratório na bacia, assim como auxiliar em futuras modelagens do sistema petrolífero da bacia.

 

Palavras-chave: -