Notícias Notícias

Voltar

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 6 em 2019

“NOTOUNGULADOS (MAMMALIA, NOTOUNGULATA) PLEISTOCÊNICOS DOS ESTADOS DE PERNAMBUCO E PIAUÍ DO NORDESTE, BRASIL: ASPECTOS SISTEMÁTICOS, PALEOECOLÓGICOS E PALEOAMBIENTAIS”

 

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 6 em 2019

 

Aluno(a): Ana Karoline Barros Silva

 

Orientador(a): Prof. Dr. Édison Vicente Oliveira

 

Coorientador(a): -

 

Título da pré-tese: “NOTOUNGULADOS (MAMMALIA, NOTOUNGULATA) PLEISTOCÊNICOS DOS ESTADOS DE PERNAMBUCO E PIAUÍ DO NORDESTE, BRASIL: ASPECTOS SISTEMÁTICOS, PALEOECOLÓGICOS E PALEOAMBIENTAIS”

 

Data: 28/05/2019

 

Horário: 8h30min

 

Local: Sala de Projeções do Departamento de Geologia (sala 522), localizada no 5.º (quinto) andar do edifício escolar do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Édison Vicente Oliveira (Orientador)

2.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Alcina Magnólia da Silva Franca (PPGEOC/UFPE)

3.º Examinador(a): Prof. Dr. Mário André Trindade Dantas (UFBA)

4.º Examinador(a): Prof. Dr. Jorge Luiz Lopes da Silva (UFAL)

5.º Examinador(a): Prof. Dr. Kleberson de Oliveira Porpino (UERN)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Paula Andrea Sucerquia Rendón (PPGEOC/UFPE)

2.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Marcia Cristina da Silva (UFAL)

 

Resumo:

 

Dentre os representantes da megafauna do Pleistoceno, os toxodontídeos constituem mamíferos ungulados, completamente extintos, que habitaram toda a América até o final do Cenozoico. Embora restos de toxodontídeos sejam muito frequentes no registro fóssil pleistocênico brasileiro, não há consenso sobre a taxonomia envolvendo restos atribuídos a Piauhytherium e a Trigodonops. Considera-se que Toxodon esteja representado por T. platensis, de ampla ocorrência na América do Sul. No Nordeste do Brasil encontram-se os mais representativos materiais de Piauhytherium, e muitos espécimes de Toxodon, incluindo materiais cranianos e pós-cranianos. Em termos de palecologia existem trabalhos envolvendo isótopos estáveis, mas nada sobre a morfologia e análise de micro-sinais no sistema dentário. O material estudado pertence às coleções do Laboratório de Paleontologia do Departamento de Geologia da UFPE, da Fundação Museu do Homem Americano e do Museu de História Natural de Taubaté, para estudo de micro-sinais foram analisados 21 dentes molares em diferentes estágios ontogenéticos, realizou-se a moldagem em silicone e contramoldagem em resina epóxi para obtenção das marcas, foram identificadas e qualificadas as sete principais variáveis de microdesgaste utilizando-se estéreomicroscopia de baixa ampliação. Desse modo, os objetivos da presente Tese são: realizar estudo taxonômico, sistemático e paleoautoecológica dos Notoungulados pleistocênicos que ocuparam os estados de Pernambuco e Piauí. A análise taxonômica de um espécime quase completo de toxodonte do Piauí, originalmente descrito como uma nova espécie, Piauhytherium capivarae, sugere que tais materiais pertencem a Mixotoxodon larensis, já conhecido para a região Norte do Brasil, e descrita originalmente para a América Central. As características anatômicas craniais e dentárias estudadas indicam uma combinação de caracteres que permite re-identificar o material brasileiro e atribuí-lo a Mixotoxodon, tais como: rostro estreito e cilíndrico, parte posterior do crânio alta e arredondada, presença de uma expansão lateral no ramo mandíbular, pré-molares (P4) sem camada de esmalte lingual, padrão de dobras do esmalte lingual nos dentes molares, o sulco meta-entocônino profundo em M1, sulco ento-hipoconulido marcado nos dois primeiros molares inferiores, pouco marcado em M3 e hipoconulido expandido. No que concerne a paleoecologia, as marcas ocasionadas pela abrasão das partículas durante a mastigação foram correlacionadas com as principais categorias tróficas observadas na natureza. Análise descriminante e de variância indicam a predominância de microdesgaste misto de orientação variável. Os resultados obtidos até agora, corroboram estudos prévios (análise de isótopos), descrevendo Toxodon platensis como megaherbívoro generalizado, sendo capaz de tolerar uma ampla gama de dietas e hábitats.

 

Palavras-chave: Notoungulata; Megafauna; Sistemática; Microdesgaste dentário; Paleoecologia.