Notícias Notícias

Voltar

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 5 em 2018

“ESTIMATIVA DA SUPERFÍCIE DE CURIE NAS BACIAS MARGINAIS DE PERNAMBUCO, PARAÍBA E DA PLATAFORMA DE NATAL, NE DO BRASIL, A PARTIR DE DADOS AEROMAGNÉTICOS: IMPLICAÇÕES PARA O MODELO DE MARGEM HYPER-ESTENDIDA”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 5 em 2018

 

Aluno(a): Jefferson Tavares Cruz Oliveira

 

Orientador(a): Prof. Dr. Paulo de Barros Correia

 

Coorientadores: Prof. Dr. José Antonio Barbosa (UFPE) e prof. Dr. David Lopes de Castro (UFRN)

 

Título da pré-tese: “ESTIMATIVA DA SUPERFÍCIE DE CURIE NAS BACIAS MARGINAIS DE PERNAMBUCO, PARAÍBA E DA PLATAFORMA DE NATAL, NE DO BRASIL, A PARTIR DE DADOS AEROMAGNÉTICOS: IMPLICAÇÕES PARA O MODELO DE MARGEM HYPER-ESTENDIDA”

 

Data: 30/05/2018

 

Horário: 9h

 

Local: Sala de Projeções do Departamento de Geologia, localizada no 5.º (quinto) andar do edifício escolar do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Paulo de Barros Correia (Orientador)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Mário Ferreira de Lima Filho (PPGEOC/UFPE)

3.º Examinador(a): Prof. Dr. Tiago Siqueira de Miranda (UFPE)

4.º Examinador(a): Prof. Dr. Francisco Hilário Rêgo Bezerra (UFRN)

5.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Roberta Mary Vidotti (UNB)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Virgínio Henrique de Miranda Lopes Neumann (PPGEOC/UFPE)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. João Rodrigues Tavares Junior (UFPE)

 

Resumo:

 

A porção leste da plataforma continental brasileira representa o último trecho a se separar da placa africana durante a formação do Atlântico Sul central. Esse estágio foi controlado pela Província Borborema, que forma a porção nordeste do escudo brasileiro, e pelas baixas velocidades de abertura do rift nessa região de ligação entre o Atlântico Sul e o Equatorial. Aqui é apresentada uma investigação da profundidade do ponto de Curie (Curie Depth Point) na margem leste da Província Borborema, que abrange três bacias marginais. A investigação se baseou na análise espectral de dados magnéticos aero-levantados que cobrem a região offshore (crosta continental e oceânica) e onshore adjacente das bacias marginais. Um conjunto de 130 seções sísmicas foi analisado para integrar algumas características estruturais da região. A estimativa da superfície de Moho também foi estimada através da análise de dados gravimétricos de satélite. A partir da definição da profundidade da isoterma de Curie (aproximadamente 580°C), foi possível estimar os valores regionais de gradiente geotérmico e do fluxo térmico. Os resultados mostraram que na zona formada pelas bacias marginais a profundidade de Curie varia de 19 a 32km, gradiente geotérmico varia de 19 a 29°C/km e o fluxo de calor varia de 40 a 64mW/m² ambos na Bacia de Pernambuco, Na Bacia da Paraíba os valores encontrados foram 28 a 39km, 15 a 24°C/km e 33 a 51mW/m². Por fim na plataforma de Natal, os valores encontrados foram de 21 a 28km, 20 a 28°C/km e 45 a 70mW/m². Os parâmetros térmicos mostram uma clara diferença entre a parte sul da área estudada (Bacia de Pernambuco), que apresenta maiores valores de gradiente geotérmico e fluxo de calor, do setor mais estreito a norte. Esta variação reflete o controle exercido pela estrutura da Província Borborema sobre a evolução das bacias marginais. A análise da relação entre a profundidade de Moho e a profundidade da isoterma de Curie mostra que esta última está posicionada acima da Moho na região continental preservada, adjacente à margem estendida. No entanto, a partir da zona de necking da margem continental a superfície de Curie encontra-se posicionada abaixo da Moho. Propõe-se que esta situação representa evidência de que o manto abaixo da crosta continental estendida passou por processo de serpentinização, possivelmente devido a exumação, o que influenciou a sua magnetização. O presente estudo sugere que a região estudada representa uma margem não-vulcânica hiper-estendida, conforme discutido por trabalhos anteriores.

 

Palavras-chave: Profundidade da Superfície de Curie; Margem Atlântica; Margem hiper-estendida; Manto Serpentinizado.