Notícias Notícias

Voltar

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 4 em 2018

“TAFONOMIA DAS CONCENTRAÇÕES DE MACROINVERTEBRADOS DA FORMAÇÃO ROMUALDO NOS ESTADOS DE PERNAMBUCO E PIAUÍ: CONSIDERAÇÕES PALEOAMBIENTAIS DA TRANSGRESSÃO MARINHA CRETÁCEA NA BACIA DO ARARIPE, NE DO BRASIL”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 4 em 2018

 

Aluno(a): Ludmila Cadeira do Prado

 

Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Alcina Magnólia da Silva Franca

 

Coorientador(a): -

 

Título da pré-tese: “TAFONOMIA DAS CONCENTRAÇÕES DE MACROINVERTEBRADOS DA FORMAÇÃO ROMUALDO NOS ESTADOS DE PERNAMBUCO E PIAUÍ: CONSIDERAÇÕES PALEOAMBIENTAIS DA TRANSGRESSÃO MARINHA CRETÁCEA NA BACIA DO ARARIPE, NE DO BRASIL”

 

Data: 07/05/2018

 

Horário: 14h

 

Local: Sala de Projeções do Departamento de Geologia, localizada no 5.º (quinto) andar do edifício escolar do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Alcina Magnólia da Silva Franca (Orientadora)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Édison Vicente Oliveira (PPGEOC/UFPE)

3.º Examinador(a): Prof. Dr. Gelson Luís Fambrini (PPGEOC/UFPE)

4.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Tereza Cristina dos Santos Calado (UFAL)

5.º Examinador(a): Prof. Dr. Rodrigo Scalise Horodyski (UNISINOS)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Paula Andrea Sucerquia Rendón (PPGEOC/UFPE)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Anderson da Conceição Santos Sobral (UNIT)

 

Resumo:

 

Tafocenoses formadas por moluscos e, por vezes, equinoides são conhecidas na Formação Romualdo, Albiano da Bacia do Araripe. Essas coquinas ocorrem intercaladas aos níveis de folhelhos com ictiólitos. Para compreender aspectos paleoambientais nessas rochas e fósseis da Formação Romualdo no Araripe Pernambucano, foram realizadas coletas sistemáticas de macroinvertebrados, elaboração de perfis, análise estratigráfica e de fácies tafonômicas, além de identificação taxonômica da fauna que incluiu novas espécies de decápodes. No município de Exu foi encontrado o mais completo registro de equinoides para a bacia, considerando a abundância de fósseis em vários intervalos da sucessão sedimentar com distintos estágios de articulação/desarticulação preservados. O estudo de um afloramento sugere sedimentação marinha influenciada por tempestades na zona transitional offshore. Foram identificados dois novos gêneros e espécies de decápodes da família Orithopsidae, denominados Exucarcinus gonzagai e Romualdocarcinus salesi. A fauna é marinha e, durante o Cretáceo Inferior, teve distribuição restrita ao Mar de Tétis Ocidental, sugerindo que a ingressão no Araripe ocorreu a partir do Norte (Bacia Potiguar) ou Noroeste (Bacia do Parnaíba). Em Araripina, Ouricuri, Ipubi e Trindade estão presentes os camarões sergestídeos Paleomattea deliciosa, além de um novo gênero e espécie, em estudo, associado ao nível dos ictiólitos. Duas publicações já foram submetidas a revistas internacionais, uma terceira está em andamento. Os próximos passos para a conclusão da tese envolvem o estudo de mais duas concentrações de macroinvertebrados no Piauí e em Pernambuco para levantamento de fauna, comparação dos dados tafonômicos e integração de dados.

 

Palavras-chave: Equinoides; Moluscos; Crustáceos; Decápodes; Orithopsidae; Sergestidae; Tempestades; Cretáceo Inferior.