Notícias Notícias

Voltar

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 2 em 2021

“EVOLUÇÃO GEOLÓGICA DA SEQUÊNCIA METAVULCANOSSEDIMENTAR NEOPROTEROZOICA INHAPI, DOMÍNIO PERNAMBUCO-ALAGOAS, PROVÍNCIA BORBOREMA”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 2 em 2021

 

Aluno(a): Luan Cavalcante Dáttoli

 

Orientador(a): Prof. Dr. Adejardo Francisco da Silva Filho

 

Coorientador(a): Prof.ª Dr.ª Ignez de Pinho Guimarães (UFPE)

 

Título da pré-tese: “EVOLUÇÃO GEOLÓGICA DA SEQUÊNCIA METAVULCANOSSEDIMENTAR NEOPROTEROZOICA INHAPI, DOMÍNIO PERNAMBUCO-ALAGOAS, PROVÍNCIA BORBOREMA”

 

Data: 19/04/2021

 

Horário: 14h

 

Local: videoconferência através do Google Meet.

Link da transmissão ao público: http://meet.google.com/zga-mysu-yry

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Adejardo Francisco da Silva Filho (Orientador)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Sérgio Pacheco Neves (PPGEOC/CTG/UFPE)

3.º Examinador(a): Prof. Dr. José Maurício Rangel da Silva (UFPE)

4.º Examinador(a): Prof. Dr. Elson Paiva de Oliveira (UNICAMP)

5.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Angela Beatriz de Menezes Leal (UFBA)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Gorki Mariano (PPGEOC/CTG/UFPE)

2.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Lucilene dos Santos (UFC)

 

Resumo:

 

Sequências metavulcanossedimentares são importantes registros da dinâmica tectônica crustal. No porção centro-oeste da Domínio Pernambuco-Alagoas Leste, essas sequências possuem contextos geológicos semelhantes, porém assinaturas isotópicas distintas. A Sequência Inhapi, objeto deste trabalho, é representada por rochas metavulcanossedimentares, entre elas granada-biotita xisto, metatexitos e diatexitos paraderivados, calcissilicáticas, mármores, metamorfizadas em fácies anfibolito, intercaladas com rochas metavulcânicas máficas e associadas a um magmatismo pré- a pós-colisional. Essas rochas são polideformadas, w registram importantes eventos de fusão parcial, representados por extensas faixas de anatexitos leucossomáticos. A assembleia do pico metamórfico encontrada nos metassedimentos é biotita + estaurolita + granada, estável em condições de fácies anfibolito de baixa temperatura e pressão. Os anfibolitos apresentam condições termobarométricas de formação de 5,9-7,3kb e 90 432,1-510,6°C, indicando baixo a médio grau metamórfico. Os protólitos dos xistos e paragnaisses variam entre lamito, grauvaca e, menos presente, arenito. Os anfibolitos intercalados são basaltos toleíticos metamorfisados em fácies anfibolito baixo, e sugerem duas fontes: (i) manto depletado (ii) manto metassomatisado por fluidos em ambientes de subducção. As granadas presentes nas fácies xistosas mostram alto teor de almandina, com pouca, porém presente, variação química do núcleo para as bordas, com aumento no teor de MnO, indicando uma possível diminuição de P-T em metamorfismo retrogrado. As biotitas são eastonitas e siderofilitas. As condições termobarométricas da formação dos xistos mostram valores entre 3 a 5kbar e 557 a 666°C. Zircões presentes em granada-biotita gnaisse mostram 176Hf/177Hf entre 0,281244 a 0,282346, eHf(t) negativos entre -54,0 e -8,6. As idades modelo TDM (Hf) variam de acordo com as idades U-Pb, com valores entre 986-1027Ma para os zircões criogenianos-ediacaranos, 901-2122Ma para os zircões estenianos-tonianos, e 2180-2760 para os zircões estaterianos. O embasamento consiste em um complexo tonalito-granodiorítico toniano (1100-103 900) formado em ambientes orogênicos acrescionários. A Sequência Inhapi é o registro de uma bacia pull-apart formada em ambiente intra-arco, e posteriormente invertida, durante a Orogênese Brasiliana-Pan Africana.

 

Palavras-chave: -