Notícias Notícias

Voltar

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 2 em 2018

“PETROGÊNESE DE ROCHAS GRANÍTICAS DO SETOR LESTE DO BATÓLITO ÁGUAS BELAS - CANINDÉ, DOMÍNIO PERNAMBUCO-ALAGOAS, PROVÍNCIA BORBOREMA”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 2 em 2018

 

Aluno(a): Mariucha Maria Correia de Lima

 

Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Valderez Pinto Ferreira

 

Coorientador(a): Prof. Dr. Alcides Nobrega Sial (UFPE)

 

Título da pré-tese: “PETROGÊNESE DE ROCHAS GRANÍTICAS DO SETOR LESTE DO BATÓLITO ÁGUAS BELAS - CANINDÉ, DOMÍNIO PERNAMBUCO-ALAGOAS, PROVÍNCIA BORBOREMA”

 

Data: 15/03/2018

 

Horário: 14h30min

 

Local: Sala de Projeções do Departamento de Geologia, localizada no 5.º (quinto) andar do edifício escolar do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Valderez Pinto Ferreira (Orientadora)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Alcides Nóbrega Sial (PPGEOC/UFPE)

3.º Examinador(a): Prof. Dr. Adejardo Francisco da Silva Filho (PPGEOC/UFPE)

4.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Anelise Losangela Bertotti (UFPE)

5.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Maria de Lourdes da Silva Rosa (UFS)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Sérgio Pacheco Neves (PPGEOC/UFPE)

2.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Ignez de Pinho Guimarães (PPGEOC/UFPE)

3.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Carla Joana Santos Barreto (UFPE)

4.º Examinador(a): Prof. Dr. Julio Cezar Mendes (UFRJ)

 

Resumo:

 

O Batólito Águas Belas-Canindé (BABC), situado na porção sudoeste do Domínio Meridional da Província Borborema, apresenta um arcabouço definido por um grande complexo plutônico multi-intrusivo e polifásico. Possui uma extensão de cerca de 100km e uma largura de aproximadamente 60km. O batólito é composto quase totalmente por plútons de rochas graníticas, sendo reconhecidas ainda exposições de ortognaisses tonianos. O BABC possui uma orientação NNE-SSW e é separado por duas grandes zonas de cisalhamento compressional transcorrente, Zona de Cisalhamento Maravilha e a Zona de Cisalhamento Jacaré dos Homens. Um estudo consolidado de novos dados de elementos maiores e traços em rocha total, isótopos de Sr-Nd, U-Pb em zircão e química mineral foram feitos para os ortognaisses graníticos e 5 plutons (Poço da Cacimba, Minador do Lucio, Minador do Negrão, Cacimbinhas e Tanquinho) do leste do Batolito Águas Belas Canindé. Sua história evolutiva compreende um intervalo de aproximadamente 60Ma (584-645) resultante de várias intrusões graníticas. No batólito, pluton Jacaré dos Homens é a unidade mais antiga (642±3,4Ma) formado por interação com a zona de cisalhamento homônima e a unidade mais nova é o pluton Águas Belas (588±4Ma) conhecida até o momento. As rochas graníticas estudadas refletem assinatura de magmas cálcio alcalino de alto-K a levemente shoshonítica e mostram afinidades com ambiente de Arco vulcânico. Todos os plutons apresentam alto teor de SiO2 > 65% em peso e enriquecimento em elementos LILE.  Os dados geocronológicos U-Pb em zircão apontam idades variando entre 624,8±3,4Ma para o pluton Tanquinho; 626,4±3,2Ma para o pluton Minador do Negrão; 634±5Ma para o pluton Cacimbinhas; 640,9±3,7Ma para o pluton Poço da Cacimba; 643±6,9Ma para o pluton Minador do Lucio. Os valores de 87Sr/86Sr(i) variam de 0,704 a 0,708 para os plutons. As assinaturas obtidas pelo método Sm-Nd em rocha total indicam assinaturas mantélicas com assimilação de um componente crustal com ¿Nd(Ga) levemente positivo a negativo. As idades modelo TDMNd para o pluton Cacimbinhas variam de 900 – 1300Ma. Para os demais plutons os valores variam de 1000 – 1200Ma. Os estudos petrogenéticos sugerem que os plutons que compõem o lado leste do Batólito Águas Belas-Canindé foram gerados a partir de fusão parcial de crosta máfica toniana–esteniana com adição de material juvenil.

 

Palavras-chave: -