Notícias Notícias

Voltar

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 16 em 2018

“NOVOS VERTEBRADOS FÓSSEIS MESOZOICOS DO NORDESTE DO BRASIL: DESCRIÇÃO OSTEOLÓGICA E CONSIDERAÇÕES TAFONÔMICAS”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 16 em 2018

 

Aluno(a): Anny Rafaela de Araújo Carvalho

 

Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Alcina Magnólia da Silva Franca

 

Coorientador(a): Prof. Dr. Gustavo Ribeiro de Oliveira (UFRPE)

 

Título da pré-tese: “NOVOS VERTEBRADOS FÓSSEIS MESOZOICOS DO NORDESTE DO BRASIL: DESCRIÇÃO OSTEOLÓGICA E CONSIDERAÇÕES TAFONÔMICAS”

 

Data: 17/12/2018

 

Horário: 14h

 

Local: Sala de Projeções do Departamento de Geologia (sala 522), localizada no 5.º (quinto) andar do edifício escolar do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Gustavo Ribeiro de Oliveira (Coorientador)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Édison Vicente Oliveira (PPGEOC/UFPE)

3.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Marcia Cristina da Silva (UFAL)

4.º Examinador(a): Prof. Dr. Thiago da Silva Marinho (UFTM)

5.º Examinador(a): Prof. Dr. Renan Alfredo Machado Bantim (URCA)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Paula Andrea Sucerquia Rendón (PPGEOC/UFPE)

2.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Priscilla Albuquerque Pereira (UFPE)

 

Resumo:

 

O projeto de doutorado tem como objetivo a realização d estudos taxonômicos e paleoecológicos de répteis do mesozoico do nordeste brasileiro das bacias do Araripe (Formação Romualdo, Albiano), Parnaíba (Formação Itapecuru, Albiano-Aptiano) e Jatobá (Jurássico superior), contribuindo com novas informações sobre o paleoambiente e a paleobiodiversidade nas regiões. O material de estudo pertence as coleções científicas do DGEO-CTG-UFPE e do IGEO-UFRJ.

A presente qualificação será apresentada na forma de dois artigos científicos. No primeiro artigo, foi analisado e descrito três novos exemplares de Testudines da Formação Romualdo, Bacia do Araripe, coletados nos municípios de Exu e Araripina, Pernambuco. O primeiro, Araripemys barretoi, apresenta o plastrão completo e ossos do endoesqueleto pós-craniano inteiros e articulados. Os outros dois espécimes possuem casco (carapaça e plastrão) articulados, identificados como Cearachelys placidoi, primeira ocorrência no estado. O segundo artigo analisa o material mais completo de Crocodiliformes da Formação Aliança, Bacia do Jatobá, sendo centros vertebrais caudais, fragmentos craniais, e fragmentos de osteodermos e de ossos longos. Para a conclusão da tese, será realizado um terceiro artigo com o estudo osteológico e taxonômico de Pleurodira da Formação Itapecuru, Bacia do Parnaíba (UFRJ), composto por um casco incompleto, que deve representar uma nova espécie. A realização de estudos osteológicos e filogenéticos, assim como paleobiogeográficos e tafonômicos em vertebrados é relevante, tendo em vista os poucos fósseis conhecidos e, seus estudos, em bacias do Nordeste brasileiro com idades jurássicas e do Cretáceo Inferior.

 

Palavras-chave: Cretáceo Inferior; Crocodiliformes; Jurássico. Testudine.