Notícias Notícias

Voltar

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 10 em 2020

“HISTOLOGIA E MICROANATOMIA ÓSSEA DE PELOMEDUSOIDES (TESTUDINES, PLEURODIRA) DO BRASIL: UMA PERSPECTIVA PALEOECOLÓGICA E EVOLUTIVA A PARTIR DA ANÁLISE PALEOHISTOLÓGICA”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 10 em 2020

 

Aluno(a): Mariana Valéria de Araújo Sena

 

Orientador(a): Prof. Dr. Gustavo Ribeiro de Oliveira

 

Coorientador(a): -

 

Título da pré-tese: “HISTOLOGIA E MICROANATOMIA ÓSSEA DE PELOMEDUSOIDES (TESTUDINES, PLEURODIRA) DO BRASIL: UMA PERSPECTIVA PALEOECOLÓGICA E EVOLUTIVA A PARTIR DA ANÁLISE PALEOHISTOLÓGICA”

 

Data: 04/11/2020

 

Horário: 14h

 

Local: videoconferência através do Google Meet.

Link da transmissão ao público: http://meet.google.com/wwh-stxs-vrh

 

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Gustavo Ribeiro de Oliveira (PPGEOC/CTG/UFPE)

2.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Juliana Manso Sayão (Orientadora)

3.º Examinador(a): Prof. Dr. Renan Alfredo Machado Bantim (URCA)

4.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Marina Bento Soares (UFRJ)

5.º Examinador(a): Prof. Pedro Seyferth Ribeiro Romano (UFV)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Édison Vicente Oliveira (PPGEOC/CTG/UFPE)

2.º Examinador(a): Dr. Rafael César Lima Pedroso de Andrade (UFCA)

 

Resumo:

 

Pelomedusoides (Testudines: Pleurodira) é um grupo no qual Araripemydidae, Euraxemydidae, Bothremydidae, Podocnemididae e Pelomedusidae, na maioria das análises, estão inseridos. Neste estudo foram amostrados espécimes das seguintes unidades litográficas: Cretáceo Inferior das Formações Crato e Romualdo, Bacia do Araripe; Cretáceo Superior da Formação Adamantina, Bacia Paraná; e Paleógeno da Bacia de São José de Itaboraí. Neste trabalho foi realizada uma análise histológica e microanatômica de placas ósseas do casco, vértebras cervicais e ossos longos de Pelomedudoides, incluindo cinco táxons fósseis e para fins comparativos foram utilizados dois táxons de Chelidae atuais. Os resultados indicam que os índices de compactação óssea do casco são incongruentes com os hábitos de vida das tartarugas. As vértebras cervicais de Pelomedusoides possuem padrão histológico conservativo. Pelo padrão histológico ambos podcnemidídeos, Cearachelys placidoi e um Pelomedusoides indet. tiveram modo de vida semiaquático/aquático, enquanto Araripemys barretoi teve estilo de vida terrestre. O xifiplastrão de C. placidoi apresenta redução do tecido esponjoso no sentido craniocaudal, deixando-o mais compacto na sua porção caudal. Sendo também o único elemento que apresenta ossificação metaplástica, caracterizada pela incorporação de feixes de fibras estruturais entrelaçadas. O esqueleto apendicular de um dos espécimes de A. barretoi indica ontogenia avançada. Por fim, foi identificado o primeiro registro de tecido plywood-like em Pleurodira, mais especificamente, na placa costal do Pelomedusoides indet. CR-CHA-1926. Em estudos anteriores esse tipo de tecido ósseo foi descrito apenas nas tartarugas de casco mole, os trioniquídeos. Os dados histológicos revelam informação suplementar à morfologia externa do casco e evidencia a influência de aspectos biomecânicos no arranjo microestrutural dos ossos apendiculares.

 

Palavras-chave: Cretáceo; Histologia óssea; Microanatomia; Paleógeno; Testudines.