Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Tese de Doutorado n.º 8 em 2018

“INFLUÊNCIA DOS PROCESSOS MORFODINÂMICOS, SEDIMENTOLÓGICOS E GEOMORFOLÓGICOS NO ZONEAMENTO COSTEIRO E NA PLATAFORMA CONTINENTAL RASA DO LITORAL DO MUNICÍPIO DA BARRA DE SÃO MIGUEL, ALAGOAS, BRASIL”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Tese de Doutorado n.º 8 em 2018

 

Aluno(a): Henrique Ravi Rocha de Carvalho Almeida

 

Orientador(a): Prof. Dr. Valdir do Amaral Vaz Manso

 

Coorientador(a): -

 

Título: “INFLUÊNCIA DOS PROCESSOS MORFODINÂMICOS, SEDIMENTOLÓGICOS E GEOMORFOLÓGICOS NO ZONEAMENTO COSTEIRO E NA PLATAFORMA CONTINENTAL RASA DO LITORAL DO MUNICÍPIO DA BARRA DE SÃO MIGUEL, ALAGOAS, BRASIL”

 

Data: 31/10/2018

 

Horário: 14h

 

Local: Sala de Projeções do Departamento de Geologia (sala 522), localizada no 5.º (quinto) andar do edifício escolar do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Valdir do Amaral Vaz Manso (Orientador)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Virgínio Henrique de Miranda Lopes Neumann (PPGEOC/UFPE)

3.º Examinador(a): Prof. Dr. José Diniz Madruga Filho (UFPE)

4.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Rochana Campos de Andrade Lima (UFAL)

5.º Examinador(a): Prof. Dr. George Santander Sá Freire (UFC)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Roberto Lima Barcellos (PPGEOC/UFPE)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Fábio José Pedrosa (UPE)

 

Resumo:

 

Visto a necessidade de ampliar o conhecimento do meio físico para se estabelecer diretrizes racionais de utilização de áreas costeiras no Estado de Alagoas, a presente pesquisa teve como objetivo analisar as características geomorfológicas, sedimentológicas, morfodinâmicas, da plataforma continental interna rasa do litoral do Município da Barra de São Miguel/Alagoas, bem como o grau de vulnerabilidade à erosão costeira. A metodologia se baseou em três etapas: Gabinete, onde foram coletadas informações pretéritas em fontes primárias; Campo, consistiram na execução de levantamentos de dados no próprio local da pesquisa ao longo dos anos de 2016 a 2017; e Laboratório, através da análise dos dados primários e secundários e consequente determinação dos resultados. Ao analisar os resultados dos limites de classificação qualitativa granulométrica das amostras, foi possível inferir que os sedimentos presentes na região média do estirâncio, ao longo do litoral da área de estudo, são típicos de ambientes praiais. No tocante a categorização do grau de vulnerabilidade da costa, verificou-se que aproximadamente 57% do litoral da área de estudo (setor A) está ameaçada pela elevação do NM, apresentando alto grau de vulnerabilidade. Em contraponto, o setor B, foi diagnosticado com baixo potencial de vulnerabilidade à erosão. O prognóstico de retrogradação a partir da aplicação da Lei de Bruun (1964), indicou que mesmo no cenário otimista, os recuos (R1) serão elevados, atingindo todas as edificações do setor A. O Setor B, apesar de apresentar alto nível de conservação ambiental, exibiria um recuo de 15,10m. A determinação do limite terrestre não edificante (LTNE), demonstrou que a adoção prévia dos resultados do LTNE ao longo dos setores, seria suficiente para absorver os impactos futuros gerados pela elevação do nível do mar sobre o litoral da área estudada. Desta forma, é válido afirmar que os resultados obtidos são importantes para compreensão do ambiente costeiro, podendo ser utilizado como fonte norteadora no monitoramento da região, através de estudos complementares na ordem de anos e décadas, de maneira a obter parâmetros morfodinâmicos espaço/temporais, auxiliando desta forma, na determinação das tendências evolutivas do litoral da área pesquisada.

 

Palavras-chave: Profundidade de fechamento; Zona não edificante; Erosão costeira;

Plataforma continental; Gerenciamento Costeiro.

Data da última modificação: 30/10/2018, 19:30