Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Tese de Doutorado n.º 4 em 2018

“ESTUDO SEDIMENTOLÓGICO, HIDRODINÂMICO E AMBIENTAL DO ESTUÁRIO DO RIO ITAPESSOCA, (CARRAPICHO E CATUAMÃ) LITORAL NORTE DE PERNAMBUCO-BRASIL”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Tese de Doutorado n.º 4 em 2018

 

Aluno(a): João Alberto Rocha de Oliveira

 

Orientador(a): Prof. Dr. Valdir do Amaral Vaz Manso

 

Coorientador(a): -

 

Título: “ESTUDO SEDIMENTOLÓGICO, HIDRODINÂMICO E AMBIENTAL DO ESTUÁRIO DO RIO ITAPESSOCA, (CARRAPICHO E CATUAMÃ) LITORAL NORTE DE PERNAMBUCO-BRASIL”

 

Data: 28/06/2018

 

Horário: 14h

 

Local: Sala de Projeções do Departamento de Geologia (sala 522), localizada no 5.º (quinto) andar do edifício escolar do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Valdir do Amaral Vaz Manso (Orientador)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Roberto Lima Barcellos (PPGEOC/UFPE)

3.º Examinador(a): Prof. Dr. Virgínio Henrique de Miranda Lopes Neumann (PPGEOC/UFPE)

4.º Examinador(a): Prof. Dr. José Gustavo Natorf de Abreu (UNIVALI)

5.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Rochana Campos de Andrade Lima Santos (UFAL)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Almany Costa Santos (UFPE)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. George Satander Sá Freire (UFC)

 

Resumo:

 

Os estuários constituem importantes meios receptores de sedimentos da zona costeira com atratividade para desenvolvimento de atividades antrópicas, que interferem nos processos atuantes no balanço sedimentar das áreas adjacentes ao mesmo. O rio Itapessoca está circunscrito no distrito de Pontas de Pedra no município de Goiana litoral norte de Pernambuco. Dentro desse contexto a tese teve como principais objetivos: estudar a morfologia do estuário e material sedimentar e confeccionar mapas batimétrico e faciológico. Foram coletadas 144 amostras de sedimentos. Na batimetria utilizou-se, além de um ecobatímetro do tipo Fisher, mapas da CPRH (2010); da Marinha do Brasil nº 910 e fotografias aéreas (1969). A área estudada foi segmentada em 5 setores que obtiveram os seguintes resultados: na granulometria do setor 1 areia média; os setores 2, 3 e 5 areias finas; setor 4 areia grossa. O teor de matéria orgânica (M.O.) no setor 1- 14,26 % de M.O; os setores 2, 3 e 5 - 14,64 %, 19,86 % e 33,75 % de M.O; setor 4 - 9,93 % de M.O. O teor de carbonato nos setores 1, 2 e 5 - 37,19 %; 33,22 % e 31,04 % de carbonato. Os setores 3 e 4 - 25,27 % e 19,46% de carbonato. A hidrodinâmica nos setores 1, 2, 3 e 4 foi alta e muito baixa no setor 5. A concentração do CaCO3 apresentou estreita relação com areia média e grossa, e está associada a aglomeração de cascalho biodetrítico. No que concerne à concentração de matéria orgânica foi constatado que a sua presença está associada ao domínio de sedimentos muito fino, e as acumulações tendem a aumentar em setores onde a velocidade hidrodinâmica é baixa. Conclui-se, portanto, que se trata de um complexo estuarino do tipo inverso, visto tratar-se de um ambiente deficitário em sedimentos.

 

Palavras-chave: batimetria; estuários; hidrodinâmica; sedimentos.