Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Tese de Doutorado n.º 12 em 2017

Defesa da Tese de Doutorado: “SIMULAÇÃO DE DADOS HIDRODINÂMICOS NO LITORAL DE GOIANA-PE: APLICAÇÃO DO SISTEMA DE MODELAGEM COSTEIRA (SMC-BRASIL) PARA DEFINIÇÃO DA DINÂMICA COSTEIRA”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Tese de Doutorado n.º 12 em 2017

 

Aluno(a): Patrícia Fernanda Passos de Oliveira

 

Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Lúcia Maria Mafra Valença

 

Coorientador(a): Prof. Dr. Alex Costa da Silva (UFPE)

 

Título: “SIMULAÇÃO DE DADOS HIDRODINÂMICOS NO LITORAL DE GOIANA-PE: APLICAÇÃO DO SISTEMA DE MODELAGEM COSTEIRA (SMC-BRASIL) PARA DEFINIÇÃO DA DINÂMICA COSTEIRA”

 

Data: 29/09/2017

 

Horário: 10h

 

Local: Sala de Projeções do Departamento de Geologia, localizada no 5.º (quinto) andar do edifício escolar do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Lúcia Maria Mafra Valença (Orientadora)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Virgínio Henrique de Miranda Lopes Neumann (PPGEOC/UFPE)

3.º Examinador(a): Prof. Dr. Valdir do Amaral Vaz Manso (PPGEOC/UFPE)

4.º Examinador(a): Dr.ª Maria das Neves Gregório (ITEP)

5.º Examinador(a): Prof. Dr. Renê Jota Arruda de Macêdo (UNIVASF)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Gelson Luís Fambrini (PPGEOC/UFPE)

2.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Rochana Campos de Andrade Lima Santos (UFAL)

 

Resumo:

 

O trabalho teve o objetivo de realizar uma série de análises das dinâmicas costeiras no litoral de Goiana-PE através de simulações numéricas mo Sistema de Modelagem  Costeira (SMC-Brasil). O clima de ondas demonstrou que as direções de ondas de maior ocorrência são ondas provenientes da direção leste-sudeste (ESE). As alturas de onda e os períodos de pico com maior frequência são de aproximadamente 1,4m e 7,5s. O sistema de correntes gerados tem sentido predominante de sul para norte. Os perfis transversais mostram que largura média e o volume sedimentar médio aumenta de sul para norte. A simulação dos perfis transversais em condições de tempestade demonstraram que há a tendência de suavização dos perfis pelo modelo proposto. A variação do diâmetro médio demonstrou que a pós-praia e o estirâncio médio são compostos de sedimentos médios e finos, e a antepraia é composta predominantemente por areias finas. O transporte litorâneo apresenta um padrão bidirecional, e podem ser  responsáveis pela convergência e divergência no sentido dos transporte os processos de refração/ difração e a presença dos beachrocks. Na comparação dos resultados das formulações utilizadas para o transporte anual médio de sedimentos, a formulação Bayram (2007) apresentou valores intermediários em relação às outras equações comparadas. A aplicação do SMC-Brasil no litoral estudado foi satisfatória. O software é uma ferramenta que pode assumir um papel importante para o gerenciamento costeiro.

 

 

Palavras-chave: Morfologia costeira; simulações numéricas; dinâmica costeira.