Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 9 em 2023

“EVOLUÇÃO ESTRATIGRÁFICA DA FORMAÇÃO ALIANÇA NA BACIA DE JATOBÁ EM IBIMIRIM E PETROLÂNDIA (PE): implicações paleoclimáticas e paleogeográficas”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 9 em 2023

 

Aluno(a): Pamela Caroline Silva de Sousa

 

Orientador(a): Dr. Gelson Luís Fambrini

 

Coorientador(a): Dr. Édison Vicente Oliveira (UFPE)

 

Título: “EVOLUÇÃO ESTRATIGRÁFICA DA FORMAÇÃO ALIANÇA NA BACIA DE JATOBÁ EM IBIMIRIM E PETROLÂNDIA (PE): implicações paleoclimáticas e paleogeográficas”

 

Data: 18/05/2023

 

Horário: 14h

 

Local: videoconferência através do Google Meet: https://meet.google.com/bjn-pkgx-ngx

 

Banca Examinadora:

 

Presidente:

 

Dr. Gelson Luís Fambrini (Orientador)

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Dr.ª Alcina Magnólia da Silva Franca (PPGEOC/CTG/UFPE)

2.º Examinador(a): Dr. Claiton Marlon dos Santos Scherer (UFRGS)

3.º Examinador(a): Dr.ª Marcela Marques Vieira (UFRN)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Dr. André Marconato (USP)

2.º Examinador(a): Dr. Claus Fallgatter (PPGEOC/CTG/UFPE)

 

Resumo:

 

Assim como em outras bacias rifte brasileiras e africanas associadas aos eventos distensivos que deram origem aos Oceano Atlântico Sul, depósitos fluviais, eólicos e lacustres marcam a Sequência de Início de Rifte e estão diretamente associados à tectônica incipiente desses eventos. As rochas areníticas e pelíticas que pertencem a esses depósitos reúnem atributos litológicos e arquiteturais bastante característicos que muito comunicam acerca do paleoambiente. Com base em afloramentos da borda sul e nordeste da Bacia de Jatobá foi efetuada uma análise estratigráfica e petrografia de registros da Formação Aliança, cuja sedimentação se deu no Jurássico Superior?, durante os estágios iniciais de ruptura do continente Gondwana. Os resultados obtidos foram correlacionados a estudos pré-existentes na literatura. Dados de campo mostram que a sedimentação da Formação Aliança na porção sudeste aconteceu de forma parcialmente distinta do restante da bacia. Arenitos fluviais associados a siltitos e argilitos subordinados e arenitos com retrabalhamento eólico apontam que o Membro Boipeba aflora na Bacia. Até então esta unidade estava restrita apenas à Bacia do Recôncavo e à Bacia do Tucano. Análise estratigráfica das seções em conjunto com os dados petrográficos e paleontológicos, revela na sucessão se preservaram indícios de ciclos de evaporação e de inundação do Lago Capianga e que este se instalou completamente por sobre os depósitos fluviais e de campos de dunas na porção sul da bacia. Esses dados corroboram com a progradação de um sistema lacustre sobre um sistema flúvio-eólico cuja espessura diminui de sul para norte.

 

Palavras-chave: -