Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 8 em 2018

“ARQUITETURA DE FÁCIES E EVOLUÇÃO ESTRATIGRÁFICA DAS UNIDADES SEDIMENTARES, DA BACIA DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE – PE”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 8 em 2018

 

Aluno(a): Wilson Rodrigues de Andrade Freitas

 

Orientador(a): Prof. Dr. Mário Ferreira de Lima Filho

 

Coorientador(a): -

 

Título: “ARQUITETURA DE FÁCIES E EVOLUÇÃO ESTRATIGRÁFICA DAS UNIDADES SEDIMENTARES, DA BACIA DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE – PE”

 

Data: 19/06/2018

 

Horário: 8h

 

Local: Sala de Projeções do Departamento de Geologia (sala 522), localizada no 5.º (quinto) andar do edifício escolar do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Mário Ferreira de Lima Filho (Orientador)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Gelson Luís Fambrini (PPGEOC/UFPE)

3.º Examinador(a): Prof. Dr. Claiton Marlon dos Santos Scherer (UFRGS)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Virgínio Henrique de Miranda Lopes Neumann (PPGEOC/UFPE)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Juliano Kuchle (UPRGS)

 

Resumo:

 

A Bacia de São José do Belmonte integra as chamadas Bacias Interiores do Nordeste, grupo que compreende pequenas bacias localizadas no Nordeste do Brasil e instaladas sobre a Província Borborema. No estudo realizado na porção centro-leste dessa bacia foram detalhadas litofácies, e posteriormente, agrupadas em diferentes associações de fácies. No total, foram identificadas e caracterizadas 10 litofácies: 2 cascalhosas, maciço (Gmm) e estratificado (Gp); 4 areníticas, com estratificação cruzada acanalada (St), estratificação cruzada planar (Sp), estratificação plano paralela (Sh) e maciço (Sm); 3 lamosas, silte laminado (Fl); Folhelhos vermelhos tipo “red bed” (Flv) e silte argiloso maciço (Fsm); e 1 carbonática, calcário argiloso (Ca). A associação de fácies interpretadas sugerem um modelo deposicional para essa parte bacia composto por sistemas deposicionais continentais: fluvial entrelaçado, fluvial meandrante e lacustre. A associação de fácies Flv/Fsm/Ca e a identificação de espécie-guia de ostracodes não-marinhos da biozona NRT-001 (Andar Dom João), Jurássico superior, permitiu a correlação dessa associação à Formação Brejo Santo da Bacia do Araripe. A Associação de Fácies Sp/Sh/Sm/Fl/Fsm sobrepõe à Formação Brejo Santo sendo aqui correlacionada à Formação Missão Velha. A Associação de Fácies Gmm/Gp/St/Sp/Sm/Fsm está sotoposta à Formação Brejo Santo, mas não se correlaciona com os sistemas propostos para a Formação Cariri do Siluro-Devoniano. Desta forma, fica em aberto a proposição de uma nova Unidade Estratigráfica.

 

Palavras-chave: -