Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 6 em 2023

MACROFÓSSEIS DOS FOLHELHOS DAS FORMAÇÕES IPUBI E ROMUALDO (GRUPO SANTANA, BACIA DO ARARIPE) COMO PROXY PARA INFERÊNCIAS TAFONÔMICAS E PALEOECOLÓGICAS

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 6 em 2023

 

Aluno(a): Tássia Juliana Bertotto

 

Orientador(a): Dr. Gustavo Ribeiro de Oliveira (UFRPE)

 

Coorientador(a): -

 

Título: “MACROFÓSSEIS DOS FOLHELHOS DAS FORMAÇÕES IPUBI E ROMUALDO (GRUPO SANTANA, BACIA DO ARARIPE) COMO PROXY PARA INFERÊNCIAS TAFONÔMICAS E PALEOECOLÓGICAS”

 

Data: 02/05/2023

 

Horário: 14h

 

Local: videoconferência através do Google Meet: https://meet.google.com/mjy-vzoy-vum

 

 

Banca Examinadora:

 

Presidente:

 

Dr. Gustavo Ribeiro de Oliveira (Orientador)

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Dr. Antônio Álamo Feitosa Saraiva (URCA)

2.º Examinador(a): Dr. Renan Alfredo Machado Bantim (PPGEOC/CTG/UFPE)

3.º Examinador(a): Dr. Rafael César Lima Pedroso de Andrade (URCA)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Dr.ª Mariana Valéria de Araújo Sena (Universidade Sorbonne)

2.º Examinador(a): Dr.ª Flaviana Jorge de Lima (PPGEOC/CTG/UFPE)

 

Resumo:

 

O Grupo Santana da Bacia do Araripe é mundialmente conhecido pelo excepcional estado de preservação, riqueza e abundância de seus exemplares fósseis. Essa condição, no entanto, não se estende para todas as fácies sedimentares. Consequentemente, materiais preservados nos calcários laminados da Formação Crato e nas concreções calcárias da Formação Romualdo são mais explorados do que aqueles depositados em folhelhos (formações Crato, Ipubi e Romualdo). Além disso, propostas estratigráficas divergentes para a bacia, a dificuldade em realizar escavações controladas e as limitações do conhecimento acerca dos limites entre estas três formações interferem na precisão de informações de caráter estratigráfico. Em decorrência disso, muitos espécimes são posicionados estratigraficamente de forma dúbia ou ficam restritos a trabalhos de caráter descritivo (p.ex: Arartasaurus museunacionali). Neste trabalho, apontamos esses problemas a fim de buscar caminhos para resolver essas divergências. Desta forma, avaliamos e comparamos a diversidade da ictiofauna presente nas formações Ipubi e Romualdo, além descrevermos novas ocorrências fossilíferas para os folhelhos da Formação Ipubi.

 

Palavras-chave: Shale; Romualdo Formation; Ipubi Formation