Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 5 em 2021

“GEOLOGIA, PETROLOGIA E GEOQUÍMICA DE GRANITOS A DUAS MICAS E BIOTITA GRANITOS NA PROVÍNCIA BORBOREMA: CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO DA OROGÊNESE BRASILIANA”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 5 em 2021

 

Aluno(a): Caio Cezar Garnier Brainer

 

 

Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Ignez de Pinho Guimarães

 

Coorientador(a): Prof. Dr. Adejardo Francisco da Silva Filho

 

Título: “GEOLOGIA, PETROLOGIA E GEOQUÍMICA DE GRANITOS A DUAS MICAS E BIOTITA GRANITOS NA PROVÍNCIA BORBOREMA: CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO DA OROGÊNESE BRASILIANA”

 

Data: 07/07/2021

 

Horário: 10h

 

Local: videoconferência através do Google Meet: http://meet.google.com/wzb-wzzk-pnw

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Ignez de Pinho Guimarães (Orientadora)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Sérgio Pacheco Neves (PPGEOC/CTG/UFPE)

3.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Maria de Lourdes da Silva Rosa (UFS)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Gorki Mariano (PPGEOC/CTG/UFPE)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Antonio Carlos Galindo (UFRN)

 

Resumo:

 

Leucogranitos peraluminosos são rochas tidas como características de ambientes colisionais, sendo considerados como produtos oriundos de fusão parcial da crosta continental. A presença de leucogranitos peraluminosos abrange todos os setores da Província Borborema, estando em maior quantidade na Subprovíncia Sul. O pluton Quipapá, situado no domínio Pernambuco – Alagoas, é caracterizado como um leucogranito a duas micas, formado essencialmente por quartzo, k-feldspato, plagioclásio, muscovita e biotita. A química mineral do pluton Quipapá é caracterizada por cristais de muscovita de caráter primário, biotita peraluminosa e rica na molécula annita. Dados termobarométricos apontam para uma cristalização em temperaturas < 800 °C e pressões variando entre 4 a 7,8kbar, indicando alojamento em níveis crustais rasos e sob baixa fugacidade de oxigênio. Geoquimicamente as rochas são caracterizadas como peraluminosas, ferrosas e álcali-cálcicas formadas através de fusão por desidratação de muscovita em rochas metapelíticas. Os dados U-Pb em zircão indicam uma idade de cristalização de 641 ± 5Ma associada ao estágio compressional da orogênese Brasiliana no domínio Pernambuco – Alagoas, tendo Shear heating como a provável fonte de calor para sua gênese. O pluton Mamanguape, localizado na subprovíncia central, também é caracterizado como um leucogranito a duas micas cuja mineralogia é similar aos diversos leucogranitos peraluminosos da província Borborema. É caracterizado como um granito peraluminoso, de caráter ferroso e assinatura álcali - cálcica, com idade de cristalização de 574 ± 2 Ma obtida por U-Pb em zircão e valores eHf variando entre +1,5 e -13,7 com idades TDM entre 1,4 a 2,2Ga indicando uma possível mistura de material crustal Paleoproterozóico com material mantélico juvenil. A compilação e comparação dos dados petrográficos, geoquímicos e geocronológicos dos diversos plutons leucograníticos presentes em todos os setores da Província Borborema apontam para um grupo coeso de rochas de caráter peraluminoso, majoritariamente ferroso e variando entre álcali-cálcicas a cálcio-alcalinas com temperaturas < 800°C. Os aspectos petrogenéticos apontam para fontes heterogêneas, com protólitos variando de metapelitos e metagrauvacas. Os diferentes intervalos de idade apontam para os diferentes estágios da orogênese Brasiliana – Pan-Africana, abrangendo desde o pico do estágio contracional até a transcorrência.

 

Palavras-chave: Granitos peraluminosos; Província Borborema; Termobarometria. Geoquímica; Geocronologia.