Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 5 em 2018

“SENSORIAMENTO REMOTO E AEROGEOFÍSICA APLICADOS À PROSPECÇÃO DE GRANITOS ORNAMENTAIS NA ÁREA DA FOLHA SURUBIM E FOLHA VENTUROSA”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 5 em 2018

 

Aluno(a): Rodrigo Tavares de Andrade

 

Orientador(a): Prof. Dr. Gorki Mariano

 

Coorientador(a): -

 

Título: “SENSORIAMENTO REMOTO E AEROGEOFÍSICA APLICADOS À PROSPECÇÃO DE GRANITOS ORNAMENTAIS NA ÁREA DA FOLHA SURUBIM E FOLHA VENTUROSA”

 

Data: 23/05/2018

 

Horário: 10h

 

Local: Sala de Projeções do Departamento de Geologia, localizada no 5.º (quinto) andar do edifício escolar do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Gorki Mariano (Orientador)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Adejardo Francisco da Silva Filho (PPGEOC/UFPE)

3.º Examinador(a): Prof. Dr. Paulo de Barros Correia (PPGEOC/UFPE)

4.º Examinador(a): Prof. Dr. João Rodrigues Tavares Junior (UFPE)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. José Antonio Barbosa (PPGEOC/UFPE)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Tiago Miranda (UPFE)

 

Resumo:

 

Este trabalho consiste no desenvolvimento de estudos da associação entre mapas geológicos e interpretação de produtos geofísicos (aeromagnetometria, aerogamaespectrometria) e imagens de sensoriamento remoto Landsat-8, no intuito do levantamento de novos sítios graníticos nas áreas da Folha Surubim e Folha Venturosa, com ênfase na identificação de assinaturas específicas desses corpos que poderiam implicar na prospecção de novos jazimentos de rochas ornamentais com potencial econômico.

O trabalho realizado na escala de 1:100.000 em cada Folha de 3.000km2, tem a finalidade de sugestão de alvos promissores à jazimento, por meio de análise conjunta das imagens mencionadas acima e dados geológicos já cartograficamente descritos, bem como a identificação de zonas de cisalhamento e outras estruturas desfavoráveis, que atrapalhariam a eleição de sítios graníticos potenciais.

As áreas das folhas de estudo em questão estão inseridas majoritariamente no contexto geotectônico da Província Borborema, no domínio central limitado ao sul pela Zona de Cisalhamento Pernambuco (ZCPE) e ao norte pela Zona de Cisalhamento Patos (ZCPatos).

Para efeito de comparação serão caracterizados corpos graníticos que já são explorados como rocha ornamental. Na escala dos mapas usados nesse trabalho, os dados Aerogeofísicos e Sensoriamento Remoto Landsat-8 das áreas, mostraram-se eficientes em suas caracterizações, dentro do limite da escala e de suas próprias características espectrais, possibilitando a identificação de novos fácies e propiciando uma revalidação da cartografia geológica da região.

Foram sugeridos novos pontos potenciais de exploração tanto na Folha Surubim quanto na Folha Venturosa. Novas áreas propensas a jazimento distante das pedreirasativas dessas rochas em até alguns quilômetros.

 

Palavras-chave: Geofísica; Sensoriamento Remoto; Rocha Ornamental.