Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 20 em 2017

“GEOLOGIA APLICADA A FUNDAÇÕES DE BARRAGENS: A BARRAGEM GOVERNADOR EDUARDO HENRIQUE ACCIOLY CAMPOS, UM ESTUDO DE CASO”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 20 em 2017

 

Aluno(a): Marcos Daniel França de Souza

 

Orientador(a): Prof. Dr. Almany Costa Santos

 

Coorientador(a): -

 

Título: “GEOLOGIA APLICADA A FUNDAÇÕES DE BARRAGENS: A BARRAGEM GOVERNADOR EDUARDO HENRIQUE ACCIOLY CAMPOS, UM ESTUDO DE CASO”

 

Data: 27/10/2017

 

Horário: 14h

 

Local: Sala de Projeções do Departamento de Geologia, localizada no 5.º (quinto) andar do edifício escolar do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Almany Costa Santos (Orientador)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Marcelo Reis Rodrigues da Silva (PPGEOC/UFPE)

3.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Felisbela Maria da Costa Oliveira (UFPE)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Valderez Pinto Ferreira (PPGEOC/UFPE)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Márcio Luiz de Siqueira Campos Barros (UFPE)

 

Resumo:

 

Este trabalho se propôs a realizar as caracterizações geológico-geotécnica e hidrogeotécnica e a classificação geomecânica dos maciços rochosos de fundação da Barragem Governador Eduardo Henrique Accioly Campos, Palmares-PE, com fins de verificar a adequação dos mesmos ao arranjo de obras proposto com referência às solicitações de estanqueidade e deformabilidade. Para tanto, foram utilizados dados oriundos de etapa de campo, análise petrográfica, relatórios técnicos, boletins de sondagens, ensaios de perda d’água e registro fotográfico. Adicionalmente, este trabalho analisou a correlação entre os valores de RQD e condutividade hidráulica, identificou as influências das principais condicionantes geológico-geotécnicas e hidrogeotécnicas no projeto da barragem e discutiu a programação da investigação geológica relativa ao seu projeto básico. O estudo do maciço granítico indicou que este possui seu contato com o maciço gnáissico- migmatítico nas proximidades da calha do rio Una, aflorando desde a ombreira direita ao fundo do vale. No geral, este maciço apresentou características geotécnicas, hidrogeotécnicas e geomecânicas adequadas ao assentamento de uma barragem de concreto-gravidade. Revelouse coerente, muito resistente, pouco fraturado e pouco alterado; suas condutividades são da ordem de 10-5cm/s ou inferiores e seus módulos de deformabilidade estão restritos em profundidade à faixa 40-80GPa. As zonas geotécnicas, hidrogeotécnicas e geomecânicas anômalas, identificadas pelas metodologias empregadas por esta pesquisa, não se configuraram como material de apoio à solução de concreto, o que revelou a adequação do projeto final do empreendimento aos critérios utilizados. As condicionantes identificadas influenciaram decisivamente o projeto da obra.

 

Palavras-chave: Barragem; maciços rochosos; caracterizações geológico-geotécnica e hidrogeotécnica; classificação geomecânica; módulos de deformabilidade.