Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 2 em 2024

“TAXONOMIA E IDADE DOS SPARASSODONTA (METATHERIA, MAMMALIA) DA FORMAÇÃO GUABIROTUBA (EOCENO MÉDIO), BACIA DE CURITIBA, PARANÁ, BRASIL”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 2 em 2024

 

Aluno(a): Bruno Mauricio Graichen Guimarães

 

Orientador(a): Dr. Édison Vicente Oliveira

 

Coorientador(a): Dr. Fernando Antonio Sedor (UFPR)

 

Título: “TAXONOMIA E IDADE DOS SPARASSODONTA (METATHERIA, MAMMALIA) DA FORMAÇÃO GUABIROTUBA (EOCENO MÉDIO), BACIA DE CURITIBA, PARANÁ, BRASIL”

 

Data: 10/05/2024

 

Horário: 9h

 

Local: videoconferência através do Google Meet: https://meet.google.com/acb-prpi-xqy

 

Banca Examinadora:

 

Presidente:

 

Dr. Édison Vicente Oliveira (Orientador)

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Dr.ª Ana Maria Ribeiro (Museu de Ciências Naturais do RS)

2.º Examinador(a): Dr. Leonardo Rodrigo Kerber Tumeleiro (UFSM)

3.º Examinador(a): Dr.ª Enelise Katia Piovesan (PPGEOC/CTG/UFPE)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Dr.ª Alcina Magnólia da Silva Franca (PPGEOC/CTG/UFPE)

2.º Examinador(a): Dr. Rafael Costa da Silva (CPRM)

 

Resumo:

 

Sparassodonta é um grupo de Metatheria extinto que ocupou o nicho de mamífero carnívoro do Paleógeno da América do Sul. Estes mamíferos são registrados formalmente em apenas quatro unidades datadas para Eoceno médio: Paso del Sapo, Sul da Argentina; Formação Lumbrera, Grupo Salta, do Noroeste da Argentina; Formação Sarmiento, Grupo Gran Barranca, Sul da Argentina; e Formação Guabirotuba, Bacia de Curitiba, Sul do Brasil. No Brasil, além da Formação Guabirotuba, os Sparassodonta são registrados para a Bacia de Itaboraí, Estado do Rio de Janeiro, Eoceno inicial e Formação Tremembé, Bacia de Taubaté, Estado de São Paulo, Oligoceno final. O conhecimento dos Sparassodonta no Eoceno médio no Brasil está restrito a apenas a Fauna Guabirotuba, portanto esta localidade tem grande relevância para estudos de biogeografia, correlação faunística e Idades Mamíferos Terrestres da América do Sul (SALMAs). Este estudo descreveu e identificou três novos táxons para a Formação Guabirotuba, representantes dos Proborhyaenidae, Borhyaenoidea e cf. Nemolestes sp., totalizando cinco táxons de Sparassodonta distintos. Os resultados obtidos permitiram ampliar o elenco faunístico, a distribuição geográfica dos táxons identificados e fornecer informações paleoecológicas dos metatérios da Formação Guabirotuba. A distribuição temporal dos táxons estudados corrobora a idade Eoceno médio final (SALMA Barrancano) atribuída anteriormente para Fauna Guabirotuba.

 

Palavras-chave: Paleógeno; SALMA Barrancano; Nemolestes; Proborhyaenidae; Hathliacynidae; Borhyaenoidea