Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 17 em 2017

Defesa da Dissertação de Mestrado: “ANÁLISE ESTRATIGRÁFICA DA FORMAÇÃO SÃO SEBASTIÃO, FASE RIFTE DA BACIA DE JATOBÁ NA REGIÃO DE CAMPOS-IBIMIRIM, PERNAMBUCO, NE DO BRASIL”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 17 em 2017

 

Aluno(a): Renan Gustavo Barbosa Queiroz

 

Orientador(a): Prof. Dr. Gelson Luis Fambrini

 

Coorientador(a): -

 

Título: “ANÁLISE ESTRATIGRÁFICA DA FORMAÇÃO SÃO SEBASTIÃO, FASE RIFTE DA BACIA DE JATOBÁ NA REGIÃO DE CAMPOS-IBIMIRIM, PERNAMBUCO, NE DO BRASIL”

 

Data: 01/09/2017

 

Horário: 9h

 

Local: Sala de Reunião do PPGEOC (sala 326), localizada no 3.º (terceiro) andar do edifício escolar do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Gelson Luis Fambrini (Orientador)

2.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Lúcia Maria Mafra Valença (PPGEOC/UFPE)

3.º Examinador(a): Prof. Dr. Mario Luis Assine (UNESP)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Mário Ferreira de Lima Filho (PPGEOC/UFPE)

2.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Marcela Marques Vieira (UFRN)

3.º Examinador(a): Prof. Dr. Paulo César Fonseca Giannini (USP)

 

Resumo:

 

A Bacia de Jatobá corresponde a porção setentrional do sistema de rifte abortado Recôncavo-Tucano-Jatobá, relacionado a abertura do supercontinente Gondwana. Nela ocorre a Formação São Sebastião, uma sucessão fluvio-eólica despositada no Eocretáceo representando a maior parte do Clímax de Rifte. Este trabalho avaliou os exuberantes afloramentos entre o distrito de Campos e o município de Ibimirim, em Pernambuco, para caracterizar sua dinâmica deposicional, propriedades texturais, composição mineralógica e paleocorrentes. Identificou-se onze litofácies, seis fluviais e cinco eólicas, e cinco associações de fácies: Canais Fluviais de Alta Energia de arenitos médios a grossos, arredondados, baixa esfericidade, moderadamente a mal selecionados, com empacotamento frouxo, subarcosioanos, geometria tabular, ocasionais níveis conglomeráticos e esparsos fragmentos líticos da Formação Candeias. Lençóis de Areia com arenitos médios a finos, arredondados, de moderada esfericidade, bem selecionados, empacotamento frouxo, quartzosos, geometria tabular e deposição durante aporte sedimentar e espaço de acomodação insuficientes para favorecer campos de dunas. Dunas Eólicas de arenitos finos a muito finos, arredondados, de alta esfericidade, muito bem selecionados, com empacotamento frouxo, quartzosos, de geometria lenticular com concavidade para baixo representando a mais alta maturidade do sistema desértico. Interdunas Úmidas de arenitos finos a médios, arredondados, moderada a alta esfericidade, muito bem selecionados, com empacotamento frouxo, quartzosos e com dominante aspecto deformado das estruturas preexistentes por liquefação. Canais Fluviais Intermitentes de arenitos finos a muito finos, arredondados, de alta esfericidade, muito bem selecionados, com empacotamento frouxo, quartzosos, derivados de retrabalhamento das Dunas Eólicas. Petrografia mostra composição majoritária de quartzo monocristalino ígneo e policristalino metamórfico, poucos feldspatos, forte cimentação por óxido de ferro e argilas mecanicamente infiltradas. Catodoluminescência não mostra sobrecrescimento de quartzo mas pequenos grãos de calcita. Aspectos texturais foram avaliados em software de medição digital. Origem sedimentar foi atestada em Blocos Continentais, especificamente Crátons Estáveis. Proposto modelo deposicional para a Formação São Sebastião na Bacia de Jatobá.

 

 

Palavras-chave: Faciologia Sedimentar; Formação São Sebastião; Bacia de Jatobá.

 

 

 

 

 

Data da última modificação: 31/08/2017, 15:58