Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 14 em 2018

“CARACTERIZAÇÃO HIDROGEOLÓGICA DA LOCALIDADE DE PASSAGEM DE PEDRAS NA PORÇÃO SUL DO SISTEMA AQUÍFERO TACARATÚ/INAJÁ- BACIA DO JATOBÁ - MUNICÍPIOS DE IBIMIRIM/INAJÁ/MANARI-PE”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 14 em 2018

 

Aluno(a): Felipe Oliveira Tenório da Silva

 

Orientador(a): Prof. Dr. José Geilson Alves Demétrio

 

Coorientador(a): -

 

Título: “CARACTERIZAÇÃO HIDROGEOLÓGICA DA LOCALIDADE DE PASSAGEM DE PEDRAS NA PORÇÃO SUL DO SISTEMA AQUÍFERO TACARATÚ/INAJÁ- BACIA DO JATOBÁ - MUNICÍPIOS DE IBIMIRIM/INAJÁ/MANARI-PE”

 

Data: 09/11/2018

 

Horário: 14h

 

Local: Sala de Projeções do Departamento de Geologia (sala 522), localizada no 5.º (quinto) andar do edifício escolar do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. José Geilson Alves Demétrio (Orientador)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral (UFPE)

3.º Examinador(a): Prof. Dr. José Geraldo de Melo (UFRN)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Gorki Mariano (PPGEOC/UFPE)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Anderson Luiz Ribeiro de Paiva (UFPE)

 

Resumo:

 

Em 1998 foi firmado um convênio entre a CPRM e a FNS que objetivava a construção de dois poços para o abastecimento de água da cidade de Manari e Itaíba, na localidade de Passagem de Pedras. O resultado do trabalho revelou uma baixa vazão para ambos os poços. As baixas vazões desses dois poços despertaram interesse para a realização de uma pesquisa mais detalhada, afinal tratam-se de poços de grandes profundidades (408 e 534 metros), com quantidades inexpressivas de sedimentos finos, ao longo da sequência atravessada, ou seja, uma predominância da fração arenosa, além de espessuras saturadas acima de 400,0m. O esperado para tais condições seriam poços de alta vazão e aquífero com elevada transmissividade, como já observadas no sistema aquífero Tacaratu/Inajá em outras localidades. O objetivo principal dessa dissertação é a investigação dos motivos que levaram os referidos poços à tais condições. O trabalho desenvolvido consistiu em uma caracterização hidrogeológica de uma área de 150km2 que enquadra a localidade de Passagem de Pedras, onde se situam os dois poços. O desenvolvimento das atividades contou com uma revisão bibliográfica e posterior etapa de campo. Na qual foi verificada a geologia de superfície e foi atualizado do inventário da CPRM, através do cadastro de poços novos e análise dos parâmetros químicos do pH e condutividade elétrica da água. Os resultados das análises apontam para problemas construtivos dos poços, que acarretam baixas eficiências dos mesmos. Tais problemas influenciaram os rebaixamentos medidos e mascararam os parâmetros hidrodinâmicos reais do aquífero.

 

Palavras-chave: Caracterização Hidrogeológica; Eficiência de Poços Tubulares; Sistema aquífero Tacaratu /Inajá; Teste de Produção.