Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 10 em 2021

“PETROGRAFIA E BALANÇO DE MASSA APLICADOS AO ESTUDO DA GÊNESE DOS SKARNS MINERALIZADOS EM Cu, DA FAIXA TIMBAÚBA-MALHADA LIMPA, LESTE DA FAIXA SERIDÓ”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 10 em 2021

 

Aluno(a): Rafael Ferraz Leal e Sá

 

Orientador(a): Prof. Dr. Gorki Mariano

 

Coorientador(a): Prof. Dr. João Adauto de Souza Neto (UFPE)

 

Título: “PETROGRAFIA E BALANÇO DE MASSA APLICADOS AO ESTUDO DA GÊNESE DOS SKARNS MINERALIZADOS EM Cu, DA FAIXA TIMBAÚBA-MALHADA LIMPA, LESTE DA FAIXA SERIDÓ”

 

Data: 25/11/2021

 

Horário: 10h

 

Local: videoconferência através do Google Meet: http://meet.google.com/zaz-bwcx-rum

 

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Gorki Mariano (Orientador)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Lauro Cézar Montefalco de Lira Santos (PPGEOC/CTG/UFPE)

3.º Examinador(a): Prof. Dr. Sebastião Rodrigo Cortez de Souza (UFPE)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Thais Andressa Carrino (PPGEOC/CTG/UFPE)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. João Paulo Araújo Pitombeira (UFPE)

 

Resumo:

 

A Faixa Seridó, localizada no Domínio Rio Grande do Norte da Província Borborema, é composta dominantemente por uma sequência metassedimentar neoproterozoica dividida em três formações: Jucurutu na base (mica xistos, paragnaisses e lentes de mármores), Formação Equador (quartzito e metaconglomerado) na porção intermediária, seguida pela Formação Seridó (biotita-granada xisto) no topo. Toda essa sequência é intrudida por um volumoso magmatismo granítico e pegmatítico, de idade ediacarana a cambriana. A ocorrência de grandes zonas de cisalhamento, brasilianas, permitiu a permeabilização de fluidos magmáticos ao longo de toda a sequência, o que resultou na formação de skarns regionalmente, principalmente relacionados às lentes de mármores. Sendo estes skarns classificados como do tipo W-Mo, o principal foco de exploração desde a década de 1940 foi o W. No entanto, na Faixa Timbaúba-Malhada Limpa, situada no flanco leste do antiforme que constitui a Serra das Umburanas, os skarns destacam-se também pela presença de minerais de cobre como malaquita e calcocita, considerados anomalia no âmbito regional. Estes skarns, estudados neste trabalho, apresentam-se ora bandados, ora maciços, sendo compostos majoritariamente por anfibólios (10 a 83%) do tipo hornblenda ou tremolita-actinolita, diopsídio (9 a 88%), calcita (1 a 8%), quartzo (1 a 16%) e plagioclásio (< 1 a 5%). Zircão (< 1%) e titanita (< 1%) ocorrem como principais minerais acessórios, além da formação tardia de malaquita (< 1%), esta última preferencialmente associada à covellita (< 1%) e pirita (< 1%). Os resultados das análises geoquímicas utilizados para caracterização dos skarns e rochas encaixantes revelaram, através do balanço de massa realizado, foi possível observar que tanto o Cu quanto Bi foram aportados pelo fluido de maneira intensa durante a formação do skarn, tendo um ganho total de massa de cerca de 70 %. A análise integrada de dados prévios da literatura e dados petrográficos apresentados neste estudo, realizado no contexto cuprífero supracitado, permitiu constatar que as mineralizações cupríferas denotadas por covellita + malaquita proveniente de transformação da pirita, se deu por aporte de Cu pelo fluido da fase retrógrada do metassomatismo (450 a 300°C). É possível concluir, também, que a sequência de cristalização foi controlada pela queda na temperatura do sistema, dentro do mesmo evento metassomático.

 

Palavras-chave: Faixa Seridó; Skarn; Alteração hidrotermal.