Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 10 em 2018

“BALANÇO SEDIMENTAR DA BAIA DE SUAPE - PE”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 10 em 2018

 

Aluno(a): Carlos Eduardo Guedes Silva de Oliveira Fabin

 

Orientador(a): Prof. Dr. Valdir do Amaral Vaz Manso

 

Coorientador(a): -

 

Título: “BALANÇO SEDIMENTAR DA BAIA DE SUAPE - PE”

 

Data: 27/08/2018

 

Horário: 9h

 

Local: Sala de Projeções do Departamento de Geologia (sala 522), localizada no 5.º (quinto) andar do edifício escolar do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Valdir do Amaral Vaz Manso (Orientador)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Virgínio Henrique de Miranda Lopes Neumann (PPGEOC/UFPE)

3.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Rochana Campos de Andrade Lima Santos (UFAL)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Almany Costa Santos (PPGEOC/UFPE)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. George Satander Sá Freire (UFC)

 

Resumo:

 

Este estudo objetivou uma análise detalhada a respeito do balanço sedimentar na Baía de Suape, localizada no Estuário Ipojuca, litoral sul do estado de Pernambuco, próxima ao Complexo Industrial e Portuário de Suape, com intuito de definir a magnitude e a direção do transporte de sedimentos, localizar trechos onde ocorre erosão e deposição, e quantifica-los.

Esta análise foi feita a partir de dados batimétricos obtidos em um intervalo de treze anos, entre 1994 e 2007. Esses dados possibilitam o mensuramento da profundidade de massas de água (oceanos, mares, lagos etc) para determinação da topografia do leito do leito de fundo e a confecção de mapas temáticos, perfis batimétricos e cubagem, para o cálculo dos volumes de erosão e de sedimentação.

A partir do processamento e análise dos dados, foi possível gerar a morfologia do relevo submerso da área de estudo e observar o rebaixamento das cotas batimétricas em várias áreas da Baía e sedimentação mais restrita, próximo à linha de recifes.

A cubagem mostrou que a perda do volume sedimentos foi bem superior em relação ao volume de deposição. Foi erodido um volume de 1.331.236,46m³ de sedimentos e apenas 192.481,27m³ foram depositados, evidenciando um balanço sedimentar negativo predominando sobre o balanço sedimentar positivo.

Foram analisadas várias hipóteses na tentativa de explicar a causa desse impacto negativo que a baía vem sofrendo e as principais evidências propostas são consequências das grandes modificações antrópicas ao longo dos anos, que modificaram as circulações das correntes internas do estuário e deriva litorânea, como a construção do porto, obras de dragagens, aterros, construções da faixa de praia, etc.

 

 

Palavras-chave: Baía de Suape; Balanço Sedimentar; Batimetria.